Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Casa Silva Freire comemora 4 anos junto com Cuiabá e lembra criação do termo ‘cuiabania’

25/12/2014 às 15:15

Nesta terça-feira (08.04) Cuiabá estará duplamente em festa! Primeiro, pela comemoração dos 295 anos da Capital e, segundo, pelo aniversário de quatro anos de existência da Casa de Cultura Silva Freire (CCSF). A instituição foi criada pela família e amigos do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire para preservar e difundir sua obra e a produção literária  o movimento Intensivismo. Nesta data tão especial vale destacar que foi ele quem cunhou o termo ‘cuiabania’, verbete regional hoje tão mencionado em obras e matérias jornalísticas quando se refere ao ‘ser’ cuiabano.
A professora Cristina Campos explica que o termo consta na obra Trilogia Cuiabana, sendo mencionado pela sociedade local como definição de sua identidade e cultura. Com tamanha ênfase da cuiabania em sua obra é que a CCSF foi criada, virtualmente, antes mesmo da concretização de seu espaço físico, que é onde o poeta viveu na infância - no Largo da Mandioca, na esquina das ruas Pedro Celestino com a 12 de Outubro, no Centro Histórico de Cuiabá. Dessa forma foi acolhendo diferentes pessoas com idades que variam entre 8 e 80 anos.
Para quem não sabe o que significa o termo ‘cuiabania’, o poeta o definiu na obra Trilogia Cuiabana: na moldura da lembrança:
 
“(...)
- não é topônimo, é a sensação indizível, esse charivari
de-maçaroca-poética, daqui e daqui-prá-frente,
de quase três séculos de uma cidade mágica.”
 
“É uma casa-sensação, que protege o movimento criador, resultante da articulação dos diversos planos, que participa e se abre para o devir do povo cuiabano. E assim, como já alertava o poeta visual e parceiro de criação de Silva Freire, Wlademir Dias-Pino, o que guarnece a obra é o seu entorno, é a casca, voltar-se para o cuiabano como todo aquele que nasceu aqui tal qual o filho do migrante”, define a diretora da CCSF, Larissa Spinelli.
Ela conta ainda que a CCSF é ‘uma casa que nasce antes mesmo de seu espaço construído, mas a partir de um “em casa”. Ou seja, um território onde se cultiva a cuiabania. Por isso, é lá que, apesar de não existir espaço construído, é que as ações da CCSF estão em franco desenvolvimento. De 2013 para cá, ainda mais, com o apoio das Secretarias de Estado e Municipal de Cultura. Pode-se contabilizar para a vida cultural cuiabana a realização de algumas atividades importantes que foram bem sucedidas e estão, aos poucos, marcando o cenário cultural local.
“Entre elas estão a realização de três edições do Circuito Cultural Setembro Freire, em 2008, 2010 e 2013, Sarau de comemoração ao Dia Nacional da Poesia, Lançamento de livros, Café-da-manhã literário em parceria com o Gran Bazar, apoio às ações culturais desenvolvidas no entorno da Mandioca e ainda assessoria às ações de educação em creches e escolas da capital com apoio da Secretaria de Estado de Educação e da UFMT”, lembrou a diretora.
A educação, aliás, é um dos mais importantes pilares da instituição. O Programa Educativo da CCSF parte da noção de educação como cultura e arte enquanto educação: a cultura, a arte e a educação envolvidas em processos de transformação de identidades e subjetividades, a favor da experiência, da invenção de possibilidades de vida, de modelizações potenciais para a existência, territórios privilegiados para a diferenciação de si mesmo e da singularização do ser.
O programa almeja facilitar o acesso à literatura do poeta Silva Freire, possibilitando explorar as potencialidades geradas pelas diferentes dimensões que atravessam sua obra, além de cooperar tecnicamente com instituições e espaços de cultura, educação e arte na realização de projetos e atividades, oferecendo atenção particular àquelas que levam o seu nome.  Conforme ela, a relevância da arte está em inventar sensações, devires e compreender o mundo pelos sentidos, tal como a literatura de Silva Freire, que permite ao leitor ser coautor, recriá-la e ir ao encontro dos princípios dos movimentos literários Intensivismo / Poema Processo, cuja leitura poética se realiza em vários planos, uma vez que o símbolo é superposto na palavra.
 
 
 
Casa de Cultura Silva Freire
Assessoria de imprensa – Adriana Nascimento – 8139-1924
Diretora da CCSF – Larissa Spinelli
Presidente da CCSF – Leila Freire
Facebook – Casa Silva Freire

Fonte: ...

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet