Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Pesquisadores abordam em live olhar atento de Silva Freire para as crianças e a cidade

25/02/2023 às 23:17

Sempre atual, a obra do poeta Benedito Sant´Ana Silva Freire segue como combustível para as reflexões do presente. Sob essa perspectiva, um de seus poemas mais celebrados, o “Canto-murmúrio para minha cidade” é ponto de partida para nova edição das “Conversas ao pé do cajueiro”, atividade que integra a programação mensal da Casa de Cultura Silva Freire.
 
A iniciativa, que tem incentivo do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), dessa vez reúne entusiastas da obra de Silva Freire para pensar do viés ambiental, a responsabilidade que temos com as gerações futuras. “As crianças e a cidade: mediações a partir de Silva Freire” é tema do quinto encontro que ocorre no dia 28 de fevereiro, a partir das 17h. O encontro, realizado na sede da Casa de Cultura Silva Freire e transmitido via canal oficial no YouTube.  
 
Sob mediação da professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral, essa edição conta com a presença da professora e doutora em Educação (UFMT), Daniela da Silva Freire Andrade; da professora doutora especialista em Psicologia histórico-cultural (UFMT), Jane Cotrin e o professor doutor especialista em Geografia da Infância (UFJF), Jader Lopes. A dinâmica é mesmo uma boa conversa!
 
No poema “Canto-murmúrio” Silva Freire coloca as crianças na centralidade ao elencar a relação amistosa que mantêm com a cidade e as pessoas que vivem nela. Utilizando recursos lúdicos, aponta de maneira implícita de quem verdadeiramente, é a responsabilidade pelas mazelas decorrentes da omissão no cuidado com a natureza e o patrimônio. 
 
Ative aqui o sininho para receber notificação sobre o início da live!


Foto de destaque: Fred Gustavos

Fonte: Da Assessoria

Pesquisadores abordam em live olhar atento de Silva Freire para as crianças e a cidade
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet