Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

​Curso sobre restauração de casarões será realizado onde Silva Freire morou

16/03/2023 às 16:39

O espaço que um dia já foi a casa e quintal do poeta Silva Freire, no entorno da Praça da Mandioca, será ocupado por pessoas alinhadas às suas ideias de valorização do patrimônio histórico. E principalmente, interessadas em trazer à vida casarões do Centro.
 
No local será realizado o curso de extensão “Canteiro aberto de restauro”, iniciativa para subsidiar profissionais e agentes inseridos no contexto de preservação do Centro Histórico, com boas práticas de conservação e restauro de edificações históricas e de interesse histórico-cultural. A imersão ocorre como parte do processo de restauração do casarão ao lado, que fica na Pedro Celestino. 
 
A primeira atividade abordará a fabricação de tijolos de adobe, mas as incrições já estão esgotadas. Ainda dá tempo de se inscrever para as próximas. Entre maio e junho, os alunos aprenderão sobre assentamento de tijolos desse tipo de material, enquanto que em junho, ocorre a quarta oficina, de revestimento de alvenarias de adobe. Por fim, entre junho e julho, eles aprendem sobre a típica pintura utilizada no adobe, com tinta de cal.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário online (clique aqui).
 
Parceria
 
A diretora da Casa de Cultura Silva Freire, Larissa Spinelli explica que o espaço foi cedido em regime de comodato, para a Fundação Abrigo Bom Jesus e que como contrapartida, a CSF também desenvolverá uma atividade especial sob a perspectiva da educação patrimonial. Trata-se da oficina “Formação de agentes culturais em educação patrimonial com crianças”, cuja agenda será divulgada em breve.
 
“Essa movimentação nos dá muito ânimo. É uma iniciativa que dialoga muito com o pensamento de Silva Freire, que é essa questão do telúrico, da valorização da cuiabania, que passa pelo Centro Histórico, origem da cidade, onde ele viveu e que tanto retratou em sua obra”.
 
Ela destaca as ações previstas pelo projeto dialogam muito com a missão da Casa de Cultura Silva Freire, que se dedica à defesa do patrimônio histórico a partir da literatura, educação – principalmente a educação patrimonial -, especialmente, sobre a perspectiva da infância e da interação das crianças com o patrimônio.
 
“Então, a gente se une à Fundação Abrigo Bom Jesus e aos arquitetos Ana Frigeri e André Marques de Mello Campos, que além de ministrar o curso, têm realizado um relevante trabalho de restauração de outros prédios do entorno”.
 
A conselheira e presidente da Fundação Abrigo Bom Jesus, Márcia Ferreira também celebra a parceria. “Agregar a imagem do abrigo à imagem de Silva Freire é consolidar uma história muito rica da sociedade cuiabana”.
 
Serviço
 
Curso de Restauro  
Local: Canteiro de Obras (antiga casa de Silva Freire)
Inscrições via formulário online: https://forms.gle/PsPfCCRzDFTqFKD99
 

Fonte: Da Assessoria

​Curso sobre restauração de casarões será realizado onde Silva Freire morou
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet