Uma série de encontros realizados pela Casa de Cultura Silva Freire tem abordado diferentes características do Intensivismo, vanguarda literária mato-grossense fundada em 1951 por Wlademir Dias-Pino e outros poetas, a exemplo de Silva Freire.
Nesta quinta-feira (13), das 13h30 às 17h30, ocorre o segundo deles, o Processos Criativos Intensivistas. Tendo como ferramentas papel e caneta, os participantes serão estimulados a escrever utilizando técnicas de blecaute, recorte e interferência, sob mediação de Caio Augusto Ribeiro. A atividade é gratuita e para se inscrever, basta acessar formulário online.
Essa é uma ação do Núcleo de Experimentação em Escrita Intensivista Silva Freire Machina, que se configura como mais uma frente do programa educativo da Casa Silva Freire. No caso este, é conduzido por Caio.
“Nosso objetivo é fomentar e provocar a escrita de textos alinhados com o Intensivismo”. Foi o artista quem criou o conceito de “escrita intensivista”. “A intenção é contextualizar os participantes sobre o que foi o movimento intensivista em Mato Grosso por meio de oficinas com técnicas de escrita baseadas nos poemas de Silva Freire e Wlademir Dias-Pino, entre outros poetas. A escrita intensivista é um percurso pelas letras, mas não para aprender a escrever poemas, talvez, para aprender a desescrevê-los”, provoca.
Série de oficinas
A série de encontros que estimulam reflexões sobre o processo criativo começou em junho, com a atividade Um Simbolismo Duplo, que teve como ponto de partida o Manifesto Intensivista, publicado na Revista Sarã (1951).
Nas redes sociais, a Casa de Cultura Silva Freire abrirá ainda, inscrições para o terceiro encontro, o Observar e Escrever e Grafologias, que ocorrem em agosto e setembro, respectivamente.
O programa educativo da Casa de Cultura Silva Freire recebe incentivo do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Serviço:
Oficina Processos Criativos Intensivistas
Dia 13 de julho, das 13h30 às 17h30
Na Casa de Cultura Silva Freire, que fica na Rua Cândido Mariano, 707, Centro de Cuiabá
A atividade é gratuita. Acesse o formulário, e faça sua inscrição:
https://forms.gle/fq85MD7rjzQdJPbf8