Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Silva Freire é homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil

07/05/2013 às 15:15

O advogado, poeta e escritor mato-grossense Benedito Santana da Silva Freire foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em novembro de 2012 por sua atuação no combate à ditadura militar (1964-1985). O ato é conhecido como “Memória à advocacia da resistência política” e representa uma contribuição da entidade ao resgate da história brasileira desse período.

Para os familiares de Silva Freire a homenagem da OAB foi considerada uma honra. “Em nome da nossa família me sinto honrado com a homenagem, uma vez que, o advogado Benedito Sant'Anna da Silva Freire foi uma das bandeiras que mais lutou contra a ditadura em Mato Grosso na busca da redemocratização do Brasil”, afirmou o também advogado e filho do poeta, Murilo Silva Freire.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, e organizada em parceria com a Comissão Parlamentar 'Memória,Verdade e Justiça' da Câmara, presidida pela deputada federal, Luiza Erundina (PSB-SP), e abrange advogados que atuaram contra a ditadura em várias partes do País.

Silva Freire

Benedito Santana da Silva Freire nasceu em Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger, 20 de setembro de 1928 e faleceu em Cuiabá no dia 11 de agosto de 1991. Foi um poeta, advogado e professor brasileiro.

Conterrâneo do Marechal Cândido Rondon, Silva Freire foi professor na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e ocupou a cadeira nº 38 da Academia Mato-grossense de Letras (AML).

Destacou-se ainda como advogado criminalista, sendo antológicas suas atuações nos tribunais de júri, sempre pautado no vasto conhecimento jurídico e no destacado domínio da oratória.

Fonte: ...

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet