Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Nova temporada do Conversas ao Pé do Cajueiro une arte, cidade e pensamento

21/10/2025 às 19:57

A Casa de Cultura Silva Freire dá início a nova temporada de Conversas ao Pé do Cajueiro. O programa abre um ciclo de diálogos mensais para refletir acerca da produção artística contemporânea em Cuiabá. A cada episódio, artistas, pesquisadores e agentes culturais vão compartilhar processos criativos, percursos e reflexões sobre o fazer artístico na capital de Mato Grosso, tendo como disparador a cidade enquanto matéria-prima-poética e território de criação. 
 
Com transmissão ao vivo pelo Youtube, o primeiro episódio vai ao ar na próxima sexta-feira (29), às 17h. Para a estreia, o convidado é o pintor, desenhista e objetista cuiabano, Gervane de Paula, que atualmente expõe na Bienal de São Paulo. 

O bate-papo é comandado pela professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral e entra para a terceira temporada. No novo ciclo, a proposta é uma escuta atenta e poética sobre a cena artístico-cultural cuiabana, ampliando o olhar sobre o fazer artístico contemporâneo, as conexões com o território e promover um diálogo com a obra de Benedito Sant’Ana da Silva Freire.

“Conversas ao Pé do Cajueiro nasce do desejo de retomar o gesto poético de Silva Freire: o de observar, dialogar e reinventar a cidade. Essa nova temporada propõe um olhar atento e antropofágico sobre o que se faz e se pensa em Cuiabá”, explica Valderez.

Ao longo da temporada, o programa receberá músicos, escritores, artistas das cênicas, dançarinos, rappers, fotógrafos, ilustradores e cineastas para debater a arte como forma de ser/estar no mundo e de ocupar/compreender o território. 

O diálogo com o território inventado e ocupado pela poética filosófica silvafreireana aparece em temas e sensibilidades exploradas pelo poeta. A citar: o pertencimento, o corpo urbano, o imaginário popular, o meio ambiente e o cotidiano. “Nesse percurso ganha relevo a ideia de formação para a qual a poesia é forma de conhecimento”, complementa Valderez.

Íntimo da cena artístico-cultural de Cuiabá, Silva Freire cita inúmeros artistas cuiabanos nas dedicatórias de )Ossatura da Cuiabania(, terceiro volume da Trilogia Cuiabana. A obra, publicada em 2021 pela Entrelinhas Editora disseca, interpreta e projeta, em detalhes, o processo cultural e histórico desta região até expor a sua ossatura, a anatomia de um povo. 

A Gervane de Paula, primeiro convidado da nova temporada, o poeta escreve: “… e aos produtores do tecido cultural: [...]  – Gervane de Paula, Adir Sodré // engasgo plástico no livro-crítico de lá…”. 

Para Larissa Silva Freire, coordenadora-geral da CSF, a temática da temporada ecoa não só a poética, mas a própria atitude/gesto do poeta:

“Com esse direcionamento, continuamos a  estimular jovens artistas de todas as linguagens, como Silva Freire fazia. A nova temporada vai nessa direção: oportunizar visibilidade aos artistas que refletem sobre o território em suas produções”, afirma.

Mais do que um programa de entrevistas, o Conversas ao Pé do Cajueiro reafirma o compromisso da Casa Silva Freire com o fomento à cultura mato-grossense, à escuta sensível e ao pensamento crítico sobre o presente. Um espaço onde arte, cidade e filosofia se entrelaçam para cultivar o espírito inventivo e provocador de Silva Freire, renovando, a cada conversa, o gesto poético de olhar o mundo com curiosidade e afeto.

A CASA SILVA FREIRE
No Centro Histórico de Cuiabá, a Casa Silva Freire abre de segunda a sexta-feira, de 13h às 18h, para visitações com atividades mediadas à exposição que apresenta um recorte da vida e obra de Silva Freire e ao Centro de Documentação que abriga o Acervo Silva Freire (CPDOCSF). As visitas podem ser agendadas pelo telefone (65) 2129-6002 ou pelo e-mail agendamento@casasilvafreire.org.br. A Casa Silva Freire fica na Rua Cândido Mariano, n. 707, no Centro Histórico de Cuiabá.

A CSF é uma associação sem fins lucrativos apoiada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e certificada como Ponto de Cultura (Minc) e Ponto de Memória (Ibram). 

Programe-se
Conversas ao Pé do Cajueiro
Com: Maurília Valderez e Gervane de Paula
Data: 29 de outubro (quarta-feira)
Horário: 17h
Onde: Ao vivo pelo Youtube. Para assistir, clique aqui.

Fonte: Da Assessoria

Nova temporada do Conversas ao Pé do Cajueiro une arte, cidade e pensamento
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet