Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Catálogo de ‘gOOl’ apresenta a didática do poeta

27/09/2013 às 21:58

 
O catálogo que apresenta o projeto Circuito Cultural Setembro Freire, lançado esta semana pela Casa Silva Freire (CSF) em parceria com a Entrelinhas Editora, traz, além, é claro, do poema ‘gOOl’ - que foi tema do evento dedicado ao poeta  Silva Freire - também  ilustrações do artista visual Wlademir Dias Pino, que foram feitas para o segundo volume da Trilogia Cuiabana, série que ficou com dois livros devido a morte do poeta. Nele, o leitor também vai encontrar declarações acerca do trabalho de Freire, de amigos, professores, colaboradores e artistas.
A apresentação é da presidente da CSF, Dona Leila Barros Silva Freire. No texto ela conta que a movimentação em torno do Setembro Freire torna-se a partilha do sonho apolíneo que lança o seu tiro de meta ao alcance de uma casa de cultura.
Quem também apresenta o projeto é a secretária de Estado de Cultura, Janete Riva, que deu o pontapé inicial para a concretização desse jogo literário através do Programa de Apoio à Cultura (Proac) e o grupo chileno BC Genera, representado nas reuniões em busca de ‘gOOl’ por Heitor Ribeiro Teixeira.
Também não poderia deixar de ser, está lá o texto do amigo de infância que, de tão unido a Silva Freire eram os dois conhecidos como     “Cosme e Damião”, Wlademir Dias Pino.
Em seguida a bola é passada para a professora e Doutora pela USP, Cristina Campos, apresentando um panorama interessante sobre o movimento que Freire e Dias Pino fundaram e que depois os poetas de São Paulo e Rio de Janeiro se apropriaram: o intensivismo.
O chute seguinte na palavra é dado pela diretora da Casa Silva Freire e filha do poeta, Larissa S. F. Spinelli, que conta um pouco sobre a proposta da CSF em preservar e disseminar o legado deste cuiabano ilustre.
Além de ‘gOOl’ o catálogo também traz outra obra de Freire, ‘Brevíssima história do futebol cuiabano’, onde percebe-se a paixão que a bola movia sobre suas letras.
Fazendo embaixadinha e equilibrando a educação com a arte aparece a psicóloga e também filha do poeta, Daniela Freire, que fala do ato criativo como o gOOl na educação.
Na linha do gol está o doutor em letras pela USP e também poeta e crítico, Isaac Newton discorrendo sobre “A didática da construção do poema ‘gold Silva ou gol de Freire’”.
Outros que jogaram bonito no time do Setembro Freire e participam desse catálogo gol de letra foram: o artista visual Luís Segadas; a professora de Comunicação Social da UFMT, Lúcia Helena Vendrúsculo Possari; o arte educador e artista visual, Marcelo Velasco; a doutora em artes cênicas, Maria Thereza Azvedo; professora e fundadora da UFMT, Marília Beatriz Figueiredo Leite; a superintendente do Iphan em Mato Grosso, Marina Lacerda; o doutor em semiótica, Mário Cezar Silva Leite; o coordenador do Proler de Mato Grosso, Rosemar Coenga; o membro da ABCA, José Serafim Bertoloto; o coordenador do projeto da UFMT Escrileituras, Silas Borges Monteiro e os doutores em Arquitetura e Física Ambiental, Luciana Mascaro, Luciane Cleonice Durante, Simoni Berigo Büttner e Ricardo Silveira Pastor.
A diretora da CSF, lembra que todos os gols deste jogo que durou oito dias, entre 20 e 27 de setembro, só foi possível também com a Stellato Construtora e Incorporadora Ltda; a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Instituto Memória; a Secopa, Seduc e Setas; Prefeitura de Cuiabá através das secretarias de Cultura e Educação; UFMT; OAB/MT; Sesi- MT; Iphan-MT e; Ministério Público do Estado.
E ainda: a Associação dos Moradores e Amigos da Praça da Mandioca (Amapm); Arqprojet Arquitetura e Planejamento Ltda; Rother & Spinelli Arquitetos Associados; Silva Freire & Vargas Assessoria e Advocacia; Correa da Costa Advogados; Editora Entrelinhas; Dona Lola; Águas Minerais Lebrinha, Colégio Master e Dunorte Papelaria.
 
 

Fonte: Fruthus Comunicação

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet