Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Evento abre espaço a moradores lembrarem jogo da vida

12/09/2013 às 21:59

O evento educativo-cultural Circuito Cultural Setembro Freire (CCSF), que acontece nas proximidades da Praça da Mandioca entre os dias 20 e 27, vai abrir espaço todas as noites para apresentações de artistas e de moradores da localidade que quiserem contar histórias sobre a vida na Mandioca. Vale tudo, de casos engraçados a curiosos ou marcantes ligados ao futebol mato-grossense. A diretora da Casa Silva Freire (entidade organizadora da ação), Larissa Silva Freire Spinelli, explica que a oportunidade é uma forma de entrosar a comunidade e a classe artística com o restante dos que visitam a localidade há tempos, mas que não conhecem totalmente a riqueza cultural humana da gente da Mandioca.
Uma delas é dona Antônia Maria Pereira da Silva, vizinha do terreno onde será realizado o evento. Torcedora fervorosa do Misto Futebol Clube ela conta que viveu toda a vida na localidade e conheceu o poeta Freire (operariano roxo), quando era pequena e ele já era um homem a se admirar, advogado formado e político. "Lembro que era um bom vizinho", comenta. Muito simples, ela confessa que não conhece quase nada da obra dele, mas que tem esperanças de conhecer melhor com a realização do evento e com a construção da sede física da Casa de Cultura Silva Freire em breve ao seu lado.
"Foi boa essa proximidade com o terreno da Casa, assim fico mais próxima da família dele (Freire) e posso ajudar no que for preciso para que sua obra seja conhecida ainda mais. É muito importante um evento educativo como este acontecendo bem no centro de Cuiabá porque ajuda também a popularizar e a povoar a localidade transformando este pedaço num ponto turístico. É a primeira vez que participo do Setembro Freire e estou contente", conta ansiosa.
Assim como dona Antônia, também ajudam no esquema tático do CCSF: a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), as empresas BC Genera, Heitor Ribeiro Teixeira Engenharia e; Stellato Construtora e Incorporadora Ltda. Também a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Instituto Memória; as Secretarias de Estado da Copa, Educação e Trabalho, Emprego e Assistência Social (respectivamente Secopa, Seduc e Setas); Prefeitura de Cuiabá através das secretarias de Cultura e Educação; UFMT; OAB/MT; Sesi- MT; Iphan-MT e; Ministério Público do Estado.
Também: a Associação dos Moradores e Amigos da Praça da Mandioca (Amapm); Arqprojet Arquitetura e Planejamento Ltda; Rother & Spinelli Arquitetos Associados; Silva Freire & Vargas Assessoria e Advocacia; Correa da Costa Advogados; Editora Entrelinhas; Dona Lola; Águas Minerais Lebrinha, Colégio Master e Dunorte Papelaria.
Serviço:
O quê? Circuito Cultural Setembro Freire
Quando? 20 a 27 de Setembro
Onde? Futura sede da entidade, casa de infância do poeta, localizada no Largo da Mandioca, Centro de Cuiabá.
Horário: 8 às 22h
Programação completa do evento no site da Casa Silva Freire
 
Assessoria de Imprensa: Fruthus Comunicação

Fonte: Fruthus Comunicação

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet