Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire 2013 já convocou equipe e deu pontapé inicial

27/08/2013 às 22:14

 
Da assessoria
 
A equipe da Casa Silva Freire (CSF) entra em campo entre os dias 20 e 27 de setembro para deixar rolar a bola da terceira edição do Circuito Cultural Setembro Freire, que, este ano, tem como tema o poema ‘gOOl/ círculO azul aO sul dO azul...’, de Benedito Sant’Anna da Silva Freire. Contudo, o ‘time’ da CSF já treina mais incisivamente para a grande partida dessa proposta pedagógica e cultural desde o último dia 22 de agosto, quando tiveram início as obras da futura sede da entidade e onde será feito o evento deste ano: O largo da Mandioca, região central de Cuiabá e endereço de infância do poeta.
A diretora da CSF, Larissa Spinelli, explica que a ideia do evento é entrar em campo para comemorar o Dia do Poeta Mato-grossense (20 de setembro), articulando o universo cultural e esportivo, por meio da arte, literatura e educação, no contexto dos preparativos da cidade de Cuiabá para sediar os jogos da Copa do Mundo 2014.
A programação terá momentos memoráveis a quem for ao local torcer pelo evento e fazer parte dessa grande festa. A abertura contará com um Sarau poético e, nos demais dias, a programação traz as seguintes jogadas articuladas com os parceiros: Ação no Sesi Park; Visita à Exposição sobre a vida e obra de Silva Freire no Setembro Freire 2013 e Passeio no Centro Histórico numa atividade de Educação Patrimonial.
Do dia 21 até o dia 27 fazem parte do espetáculo oficinas sobre a literatura intensivista para professores e também oficinas de arte digital bem como oficina de fotografia. Para essas atividades, foram convocados a reforçar o time da CSF grandes craques da arte em suas categorias: Marcelo Velasco; Luiz Segadas; Babu 78; Amarelo; Rai Reis; José Medeiros e Eduardo Ferreira.
Tocam ainda a bola do jogo literário o patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso pela Secretaria de Estado de Cultura através do Programa de Apoio à Cultura (Proac); a BC Genera; Heitor Ribeiro Teixeira Engenharia e; Stellato Construtora e Incorporadora Ltda. Foram convocados ainda a dar brilho a este jogo os parceiros institucionais: Assembleia Legislativa de Mato Grosso; Instituto Memória; Secretaria de Estado da Copa, Educação e Trabalho, Emprego e Assistência Social (respectivamente Secopa, Seduc e Setas); Prefeitura de Cuiabá através das secretarias de Cultura e Educação; UFMT; OAB/MT; Sesi- MT; Iphan-MT e; Ministério Público do Estado.
Na torcida incentivando o evento para o sucesso estão os apoios culturais da: Associação dos Moradores e Amigos da Praça da Mandioca (Amapm); Arqprojet Arquitetura e PlanejamentoLtda; Rother & Spinelli Arquitetos Associados; SF & V Assessoria e Advocacia; Correa da Costa Advogados; Editora Entrelinhas; Dona Lola; Águas Minerais Lebrinha, Colégio Master e Dunorte Papelaria.
 

Fonte: Fruthus Comunicação

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet