Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Filha do poeta Silva Freire descreve o pai em livro infantil em Cuiabá

06/05/2013 às 22:17

 
 
A psicóloga Daniela Freire fez homenagem ao pai em busca de traduzir a história do poeta Silva Freire, tido como um dos maiores nomes da literatura mato-grossense, do ponto de vista dela e apresentá-la ao público infantil. A partir de suas lembranças, ela escreveu o livro 'Bugrinho, que menino é esse?', contendo várias ilustrações. "Foi prazeroso e terapêutico revisitar as lembranças, tranduzindo-as sob a perspectiva das crianças", disse Daniela, que atua no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mora em Cuiabá.
"A obra é um recorte que, enquanto psicóloga infantil, tracei para apresentar o poeta às crianças. Achei que pudesse interessá-las: o menino e sua possibilidade de desenvolvimento e o menino homem e sua obra", afirmou, ao complementar que é interessante que as crianças pensem nesse processo, da infância até a fase adulta, bem como que pode ser autor da própria vida.
"Ele [Silva Freire] escrevia sobre o que via com seus olhos e sua sensibilidade. Esse pode ser um exercício possível para as crianças: falar sobre, desenhar e escrever", pontuou Daniela. Ela afirmou que sempre teve o desejo de escrever a relação entre ela e o pai. "Escrevi Bugrinho porque tinha o desejo de traduzir a minha relação com meu pai a partir de um terreno que tivesse a minha autoria", destacou.
'Bugrinho' foi o primeiro livro de literatura infantil de autoria de Daniela. A narrativa da obra, segundo ela, é uma mistura do que viu, sentiu e ouviu dizer sobre o pai, Benedito Sant'Ana da Silva Freire, nascido em Mimoso, distrito de Santo Antônio de Leverger, a 35 quilômetros de Cuiabá .
"Ser filha de um ser humano tão complexo exige esforço diferenciado. É muito fácil se perder na relação com uma personalidade tão forte e complexa, como a de Silva Freire. O exemplo de emancipação revelado na sua trajetória acabou me mostrando a chave para a superação", nfatizou a autora ao G1 .
 
Ela contou ter escolhido o artista plástico Marcelo Velasco para fazer a ilustração do livro pela proximidade dele com a família. Segundo Daniela, ele era vizinho dela na infância e conheceu o pai dela. "As imagens falam disso, de infâncias que se cruzaram e de amadurecimento na vida atravessado pelo mesmo caldo cultural. Isso mostra o quanto a vida e a formação do ser humano é revelador", destacou. O livro foi lançado em 2008.
Silva Freire morreu em 1991, em Cuiabá. Além de poeta, ele era advogado e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Também ocupou uma cadeira na Academia Mato-grossense de Letras.
 

Fonte: Site G1

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet