Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Casa Silva Freire tem meta de subsidiar estudos e homenagens ao poeta em MT

23/05/2012 às 22:31

Embora estivesse previsto para ocorrer em 2012 o "Setembro Freire" não vai acontecer este ano, pelo menos não com o formato de evento grande e único. Este ano, com a intensificação das ações da Casa Silva Freire (CSF), o trabalho será maior e distribuído ao longo dos meses, sempre com o objetivo de subsidiar estudiosos e reavivar a memória das homenagens feitas ao poeta Benedito Sant'anna da Silva Freire em diversos pontos da capital e do estado de Mato Grosso.
No último fim de semana a diretora da CSF, Larissa Freire, percorreu alguns pontos da capital que levam o nome de seu pai e ficou bastante entusiasmada com a ideia de planejar ações em pról da realização de atividades para estes locais, bem como cobrar do poder público, como a prefeitura de Cuiabá e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a interatividade prometida entre sociedade e a obra de Freire.
Um exemplo é o Espaço Cultural Silva Freire, localizado no bairro Coxipó. De gestão municipal, o local está com aspecto abandonado e sem atividades culturais como é sua finalidade. Para Larissa isso é uma perda de qualidade de vida e cultura para a cidade. Outra cobrança a ser feita é relativa ações educacionais sobre a obra freireana que estão sendo desenvolvidas na creche e na escola municipal que levam seu nome e também buscar saber porque o prêmio literário "Silva Freire", criado em 2011 pela Assembleia Legislativa, não obteve êxito no prazo que determinou para acontecer (30 de abril deste ano).
Além destas ações a direção da Casa Silva Freire está em fase de planejamento de ações para o restante do ano, sempre com o apoio cultural do Tribunal de Contas do Estado (TCE), local que, aliás, tem o nome do poeta em sua biblioteca.
Foto: Creche municipal Silva Freire, anexa ao Espaço Cultural Silva Freire, em Cuiabá
 

Fonte: Fruthus Comunicação

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet