Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

296 anos – Novo site da Casa Silva Freire é lançado durante o ‘Arte e Cultura na Mandioca’

11/04/2015 às 18:30


A Casa de Cultura Silva Freire (CCSF) apresenta, neste sábado, 11 de abril, às 18h30, seu novo site dentro da programação do coletivo cultural ‘Arte e Cultura na Mandioca’, que começou às 9h e vai até 00h30 em três espaços circunvizinhos na praça da Mandioca: Espaço da Casa Silva Freire, Bendito Mercado e Gran Bazar Pac. O evento é patrocinado pela Prefeitura de Cuiabá e Dona Maria Comunicação Criativa e é voltado á comemoração do aniversário de Cuiabá.

A apresentação foi feita pela diretora da Casa Silva Freire, Larissa Spinelli, que apresentou o novo site em comemoração aos cinco anos de fundação da CSF ao público. Nele estão obras, vídeos, fotos e informações sobre o poeta Benedito San'Ana da Silva Freire e os projetos da Casa voltados á preservação e disseminação de sua obra bem como uma nova roupagem e interação com o público nas redes sociais twitter casasilvafreire, Youtube casasilvafreire e fanpage Casa Silva Freire.
 
Desde cedo o movimento foi grande nos três espaços do evento. No Gran Bazar PAC delícias cuiabanas foram servidas bem como no Bendito Mercado o público conheceu obras de grandes artistas plásticos mato-grossenses e os que aqui estão radicados e viram peças surpreendentes. No espaço Silva Freire Alicce Oliveira narrou histórias de lendas de Cuiabá e sobre o poeta Silva Freire. Logo depois foi a vez de o artista visual. Luís Segadas ensinar em oficina como se faz uma autocaricatura para um público bem eclético. Na parte da manhã houve ainda o projeto Inclusão Literária e exposição de livros das editoras Carlini e Caniato, Entrelinhas, Scipione e de livros da papelaria Nobel.
 
Ainda na parte da manhã troca de livros e brinquedos promovida pela Ninho onde a criançada de 1 a 10 anos se esbaldou. Na decoração trabalhos de alunos da EMEB Silva Freire. Na hora do almoço a arte ficou por conta do Gran Bazar servindo gastronomia regional como Maria Isabel, sarapatel e pacu assado alimentando os visitantes. Na Bendito Mercado roupas e acessórios exclusivos também fizeram parte do show apresentado ao público que compareceu.
 
A parte da tarde foi inaugurada com bate-papo com o quadrinista Rick Milk que apresentou seus trabalhos na área e falou sobre como é viver de HQs em Mato Grosso, terra de grandes talentos exportados para o Brasil e o mundo mas que ainda tem muita oportunidade para quem por aqui fica.
 
O artista Luís Segadas também compareceu na parte da tarde oferecendo caricaturas do pública a R$ 30,00. Outra deliciosa parte do evento foi a participação da Maria Arteira arte gourmet que trouxe para comercializar quitutes com ícones cuiabanos para comemorar o aniversário da Capital.
 
A tarde prosseguiu com apresentação do grupo Sonata das Mãos do Sesi que declamou um poema de Silva Freire e interpretou em libras músicas populares brasileiras bem como tocou canções regionais. A singularidade desse trabalho chamou a atenção de quem passava pelo local.

Em seguida o evento foi abrilhantado com a presença do grupo Confraria da Poesia que fez seu sarau de abril com declamações de poesia para o público presente. Logo depois começou o cine Silva Freire com obras cinematográficas ligadas a literatura.

Parte noturna – E como cultura pouca é bobagem, às 18h começou no Gran Bazar PAC show do grupo Os Imitáveis com entrada franca. O show será seguido às 21h de apresentação de Henrique Maluf com entrada à R$ 15,00 com duração até às 00h30.
 
Com o sucesso do evento nesta primeira edição os organizadores já pensam em fixar o Arte e Cultura na Mandioca no calendário das comemorações do aniversário de Cuiabá. Quem viver, verá!

Fonte: Adriana Nascimento - Fruthus Comunicação

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet