Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Circuito cultural conta com oficina de preparação

20/08/2015 às 13:22

Assessoria CSF com YOD Comunicação 

Para preparar a atuação de monitores junto ao público visitante do Circuito Cultural Setembro Freire, que acontece entre os dias 02 de setembro a 31 de outubro deste ano, a Casa de Cultura Silva Freire deu início, na última quarta-feira (19.08) à Oficina de Formação para Monitores, que continua ainda nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), no auditório anexo do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entidade parceira do evento.

A professora doutora da UFMT e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPIN), Daniela Barros da Silva Freire Andrade, explicou que o objetivo desta oficina é proporcionar ao público um atendimento de qualidade no meio das artes. “É preciso que o posicionamento do mediador diante da obra e do visitante possa deixar a pessoa que está vendo a obra ser afetada por ela mesma, sem antecipar o seu significado”, detalha. É importante que o visitante “brinque” com a obra, segundo a professora, pois é isso que instiga aquele que a está apreciando.

A diretora da Casa Silva Freire, Larissa Freire, explica que a abordagem do trabalho de monitoria tem como uma das referências o poema//conceito de Wlademir Dias-Pino - homenageado desta edição do Setembro Freire - que diz: “É necessário que na obra de arte o significado não supere a criação”. Para esse delicado treinamento a oficina teve início por um aspecto mais pragmático, com divisões de grupos de trabalho e segue neste segundo dia esclarecendo pontos dentro do campo da arte.

No último e terceiro dia foca na relação da criança com as intervenções artísticas. “Discutiremos como abordar esse tipo de tema com uma criança, que às vezes é muito complexo se for abordado de qualquer forma. O objetivo é ajudar a criança a interagir com a mensagem da arte”, argumenta Daniela.

O Circuito Cultural Setembro Freire será oficialmente lançado no dia 02 de setembro no Palácio Paiaguás e contará com uma extensa programação durante todo o mês, trazendo à tona uma parte de três vanguardas brasileiras: intensivismo, concretismo e poema processo.

O SF conta com o patrocínio do Governo do Estado; Prefeitura de Cuiabá; Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT); Gráfica Print; Gráfica Atalaia; Tribunal de Contas do Estado (TCE); Fundo de Apoio à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e do advogado, Amaral Augusto da Silva. O evento também conta com as parcerias institucionais da OAB-MT, Museu Histórico e Museu de Arte de MT; Iphan, Sesi, Sesc Arsenal, YOD Comunicação; Casa de Guimarães e o apoio de Donalola Comunicação Criativa, Lebrinha e Associação dos Moradores da Praça da Mandioca.

Toda a programação e informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.casasilvafreire.org.br, na página da Casa Silva Freire no Facebook e Twitter: casasilvafreire. 

Fonte: Khadine Novaczyk (YOD Comunicação Integrada)

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet