Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

SF 2015 - Evento reinsere projeto “Liberdade Consentida”, de Silva Freire no Carumbé

26/08/2015 às 09:58

 
A quarta edição do Circuito Cultural Setembro Freire, que acontece este ano em homenagem ao poeta, artista, grande amigo e parceiro literário do poeta mato-grossense Benedito Sant’Ana da Silva Freire, Wlademir Dias-Pino, começa, oficialmente, no dia 2 de setembro. Contudo, ações no sentido de propagar o evento, que resgata a atividade de Freire e Dias-Pino, começam a ocorrer agora em agosto. No próximo dia 31, no Carumbé, a OAB/MT - um dos parceiros da empreitada - vai reinserir o projeto ‘Liberdade Consentida – Oficina de Artes’, criada por Freire, que também era advogado, quando este foi presidente da entidade no biênio 1985-1987.
  
A diretora da Casa de Cultura Silva Freire e filha do poeta, Larissa Freire, explica que a iniciativa, na época, foi considerada pioneira no sentido de implantar uma nova filosofia penal carcerária. Isso porque partia do aproveitamento do potencial artístico dos recuperandos no campo da música, da pintura e da modelagem, entre outras artes. Dentre os que participaram dessa ação junto com Freire estava o pintor, Adir Sodré. O projeto encampado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), na época, teve como reconhecimento o fato de os recuperandos inaugurarem o ateliê “Poeta Silva Freire” no ambiente da Penitenciária Estadual.
 
Agora, com o advento do Setembro Freire, a ação retorna com a parceria destes órgãos e acontece até 18 de setembro, no presídio Carumbé. O responsável pela ação dentro da OAB é o advogado e produtor cultural, Mário Olímpio. Ele explica que, na programação, estão previstas oficinas com os artistas: André Gorayeb e Hugo Alberto e os trabalhos oriundos dessa ação serão expostos na Galeria Silva Freire, que a OAB inaugura no dia 22 de setembro, às 19h, também no âmbito do evento.
 
O tema ofertado aos recuperandos nesta ação é o proposto, em 1995, pela convenção Pequim + 20: “Empoderar Mulheres, Empoderar a Humanidade: Imagine!”, que versa sobre mobilizar governos, sociedade civil, mídia, ativistas, especialistas e o Sistema das Nações Unidas em torno dos direitos das mulheres e meninas. A mobilização se baseia nas 12 áreas prioritárias da Plataforma de Ação de Pequim: 1) Mulheres e pobreza; 2) Educação e Capacitação de Mulheres; 3) Mulheres e Saúde; 4) Violência contra as Mulheres; 5) Mulheres e Conflitos Armados; 6) Mulheres e Economia; 7) Mulheres no Poder e na liderança; 8) Mecanismos institucionais para o Avanço das Mulheres; 9) Direitos Humanos das Mulheres; 10) Mulheres e a mídia; 11) Mulheres e Meio Ambiente e 12) Direitos das Meninas.
 
Nada sem eles
 
Além da OAB, que é parceira do evento e realizadora desta ação, o SF conta com o patrocínio do Governo do Estado; Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel); Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT); Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado (TCE) e; Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência; Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva.
 
O apoio cultural vem da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); ECCO; MEEL; Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte; Yod Comunicação.
 
 

Fonte: Adriana Nascimento - Fruthus Comunicação

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet