Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Filosofia, poema e poesia na obra Provenientes do Azul

01/09/2015 às 09:36


Filopoemas, esta seria a definição mais perfeita para a obra “Provenientes do Azul de Regina Pouchain”, que será lançada no dia 11 de setembro (sexta-feira) no Circuito Cultural Setembro Freire, evento que vai de 2 de setembro a 31 de outubro em homenagem ao poeta e artista Wlademir Dias-Pino numa realização da Casa Silva Freire em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
 
O livro, elaborado perante leituras, observações, vivências e com o toque do imaginário, trata da reflexão sobre a experiência vivida e pensada por um lado, e por outro, de um olhar sobre o mundo. Há um entrelaçamento entre filosofia, poema e poesia, daí o termo "filopoema". A autora explica que a preocupação maior com o projeto do livro foi de colocar a visualidade e o texto no mesmo nível.
 
Para a visualidade foi estabelecido que seria levantados dados da realidade de diversas partes do mundo,  relações ou oposições formais, numa visão íntima do mundo micro da forma, sofrendo uma certa fragmentação ao ser apresentada em conjunto essa internacionalização, e  a ausência de personagens, em substituição  aos elementos da natureza. 
 
"Acreditamos que eliminaríamos propositadamente a presença real do figurativo e atingiríamos uma abstração dos detalhes íntimos da natureza. Para acentuar a radicalidade desse pensamento, fizemos cortes propositais das fotos na página", declara Regina.  Quanto ao texto, foi escrito tendo em vista, inúmeras indagações, inquietações, surtos poéticos, enfim proposições, questões sobre a vida, num mundo ultra-acelerado da condição humana. 
 
Como o resultado de uma proposta bem delineada por um dos movimentos de vanguarda que o Setembro Freire homenageia: o Poema/Processo, Regina ressalta que planejou o livro a partir de uma das mais fascinantes propostas contidas neste movimento, ou seja, acabar com a separação de gêneros artísticos. "Tanto o texto de índole poético/filosófica, quanto os fotopoemas, devem ser lidos em seu conjunto, como poemas", lembra.
 
A autora declara que o Setembro Freire é uma iniciativa especial para quem aprecia a cultura.  "O poeta Silva Freire, que, como carioca, aprendi a admirar desde que conheci seu companheiro, o poeta Wlademir Dias-Pino foi, junto com Dias-Pino, um dos que fizeram ainda tão jovem algo de uma consciência e responsabilidade muito rara", afirma.
 
Serviço
O lançamento da obra Provenientes do Azul de Regina Pouchain acontece no dia 11 de setembro (sexta-feira) no Auditório Centro Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) às 18h30.
 
Programação
Toda a programação do evento que consiste em exposições, seminário, conversas literárias e ações pedagógicas pode ser encontrada no site www.casasilvafreire.org.br e no Facebook Casa Silva Freire.
 
 
 

Fonte: Khadine Novaczyk - YOD Comunicação Integrada

Setembro Freire - Filosofia, poema e poesia na obra Provenientes do Azul
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet