Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire celebra o fazer cultural de MT que encanta o Brasil

02/09/2015 às 09:00

Neste dia 2 de setembro, às 20h, no salão Clóves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, será lançada quarta edição do Circuito Cultural Setembro Freire, evento organizado pela Casa Silva Freire (CSF) em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Casa Civil. Significativo para todos os mato-grossenses, sobretudo para um carioca, o poeta e artista gráfico, Wlademir Dias-Pino, que retorna a Cuiabá após longos anos para ser homenageado pelo evento.
 
A escolha do artista, conforme explica a diretora da Casa Silva Freire, Larissa Freire, deu-se pelo fato de o poeta, apesar de nascido no Rio de Janeiro, ter vindo ainda criança para a Capital, ter trabalhado em solo cuiabano por 25 anos, para retornar ao Rio de Janeiro definitivamente no início dos anos 90. Mas, não sem antes deixar por aqui, uma nova visão do fazer poético, tendo sido responsável, juntamente com o poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire, pela criação do movimento Intensivista, com ressonâncias no concretismo a partir de 56 e em 1967 no poema//processo, e contemporaneamente ganharam importância não só no Brasil, como no ambiente artístico internacional.
 
Para mostrar às novas gerações a importância deste movimento na literatura brasileira é que o evento traz de 02 de setembro ao final de outubro, diversas atividades para celebrar, não só o poeta homenageado, como também o amigo Silva Freire e o Marechal Cândido Rondon, cuja programação do evento adentra comemorações do 150º aniversário do patrono das Comunicações comemorado este ano. Para isso, o diretor artístico, Luiz Marchetti, apresenta no dia do lançamento (02.09) e também no Dia do Poeta Mato-grossense (20.09), respectivamente, no Palácio Paiaguás e espaço da CSF, a performance do poema “Rondon: Silêncio Orgânico de Flores”, de Silva Freire.
 
Participam da performance os artistas: Carlos Roberto Ferreira, Marília Beatriz Figueiredo Leite, Lucas Koester, Raquel Mützemberg, Daniela Leite, Luiz Carlos Ribeiro, Wanda Marchetti e Claudete Jaudy. As mixagens audiovisuais do momento serão de Yuru Missawa e William Kanashiro e a consultoria artística de Maurília Valderez Amaral. Vale destacar que haverá ainda o lançamento e a distribuição da segunda edição do Caderno de Cultura com o poema mencionado em homenagem a Rondon.
 
Após a performance os convidados poderão conferir, nos jardins do Palácio Paiaguás, quatro painéis de Dias-Pino que irão servir como “índice de visualidade poética” da exposição pública: “Cuiabá Experimental”, que poderão ser conferidos vários espaços da cidade. São eles: Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) e campus da UFMT, Praça da República em frente ao Museu Histórico e Geográfico de Mato Grosso, nos jardins do Museu de Arte de Mato Grosso, Tribunal de Contas de Mato Grosso e Assembleia Legislativa de MT e nas fachadas da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e da OABMT.
 
Obra sobre Vanguardismo
 
Dentro da proposta de homenagear Dias-Pino a programação de abertura inclui ainda o lançamento do livro “Literatura, Vanguardas e Identidades: nas brenhas do regionalismo”, de Mário Cezar Silva Leite, em co-edição da Carlini & Caniato, Editorial/Cathedral Publicações. Conforme o autor, na obra ele observa toda a tramitação, trânsito e transversais da literatura produzida em Mato Grosso da segunda metade do século XX em diante. “O foco central é a obra do escritor Silva Freire, mas devo dizer que o meu entendimento de ‘poética’ é mais amplo que ‘poesia’ ou poema. Trato enquanto poética todo o conjunto, ou sistema, litero-socio-cultural em movimento que se organiza e organiza as forças em embates quer amistosas ou hostis em torno da arte literária”, observa o autor. Nesse sentido, ele explica que o livro mostra e problematiza a construção do projeto-sistema vanguardista regionalista, a partir da obra e ação de Silva Freire e, claro, de Wlademir Dias Pino. Projetos poéticos regionais nos embates com o nacional e com a globalização.
 
Programação
 
A programação segue no dia 8 com a abertura da exposição “Cuiabá Experimental” no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) da UFMT e entre os dias 9 e 11 será realizado o seminário “Poéticas de Vanguarda, Resistências e Dissidências”, que trará ao debate grandes nomes nacionais da literatura e educação como Gilberto Mendonça Teles, da PUC-RJ; Alckmar Luiz dos Santos (UFSC); Paulo Storace Rota (Instituto Ayrton Senna); Célio da Cunha (PUC-BSB/Unesco); Mauren Pavão (UNEB), entre outros.
 
Além dessas, todas as atividades que compõem o Setembro Freire podem ser conferidas no site www.casasilvafreire.org.br.
 
Parcerias intensas!
 
O Setembro Freire também tem parceria institucional com Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência.
 
Patrocinam a ação cultural a Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva. O apoio cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Seduc; Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte e Yod Comunicação.

Fonte: Adriana Nascimento - Fruthus Comunicação

Setembro Freire celebra o fazer cultural de MT que encanta o Brasil
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet