Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - ​Evento começa com homenagens ao poeta Wlademir Dias-Pino

04/09/2015 às 11:33


Foi aberta na noite desta quarta-feira (02.09) a 4ª edição do Circuito Cultural Setembro Freire, evento realizado pela Casa de Cultura Silva Freire e Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil. A abertura aconteceu no Palácio Paiaguás e teve como cartão de boas-vindas três painéis da mostra ‘Cuiabá Experimental’, de Wlademir Dias-Pino, o grande homenageado desta edição. A exposição representa a produção do movimento cultural e estético intensivismo, que foi criado nos anos 40 como uma forma de identidade cultural mato-grossense que ia contra a colonização da arte europeia e que teve como seus idealizadores o próprio Wlademir e Benedito Sant’Anna da Silva Freire, o poeta que foi inspiração para a criação do Setembro Freire. 

Relembrando a dificuldade de aceitação do movimento vanguardista, Wlademir Dias-Pino disse estar muito feliz com o reconhecimento. “Fico emocionado e muito agradecido. Quando jovens, tivemos a pretensão de criar uma literatura especificamente mato-grossense para termos nossa própria identidade social, exigindo uma posição de respeito e identidade para a individualização mato-grossense e hoje o intensivismo está sendo homenageado”. O artista, que é um dos mais importantes poetas vivos do país, explica que o movimento cultural tem entre suas principais características a linha inclinada, as curvas e a arte geométrica, que são baseados em elementos como pedras, rios e povos indígenas mato-grossenses. 

Wlademir recebeu das mãos do governador Pedro Taques e do secretário da Casa Civil, Paulo Taques, um diploma de honra. O governador destacou ser uma alegria poder homenagear em vida um poeta e grande humanista. “Não conheci pessoalmente Silva Freire, mas conheço sua obra. Temos costume de homenagear as pessoas que morrem, mas hoje tive a oportunidade de homenagear um grande poeta vivo. É uma honra poder estar realizando a abertura do Setembro Freire aqui no Palácio, homenageando este grande mato-grossense que foi Silva Freire e o poeta Wlademir, que está aqui presente com todo seu legado. O Palácio tem que ser um instrumento de divulgação de nossa cultura e tradições”. 

Chico Valdiner/Gcom-MT
Lançamento do Circuito Cultural Setembro Freire Lançamento do Circuito Cultural Setembro Freire
Paulo Taques, que se orgulha de ter compartilhado da visão de mundo de Silva Freire, do qual foi aluno de direito penal durante a faculdade e com quem tinha um convívio próximo, se lembrou de uma conversa presenciada embaixo de um pé de cajueiro, que aconteceu há 30 anos, quando seu mestre e Wlademir conversavam sobre o movimento cultural mato-grossense. O secretário da Casa Civil ressaltou ser uma honra ao governo de Mato Grosso homenagear e enaltecer estas personalidades que são exemplo de vida e serão eternamente lembrados por sua obra e destacou que Wlademir continua com a mesma “sabedoria, vivacidade e decência, com a voz forte e espírito inquieto daquela conversa de 30 anos atrás. É um homem acima de seu tempo”. 

Setembro Freire 

A abertura do evento contou ainda com um coquetel para o lançamento do livro ‘Literatura, Vanguardas e Identidades: nas brenhas do regionalismo’, de Mário Cezar Silva Leite. Segundo o autor, o livro é uma discussão da literatura, que traz uma crítica literária e cultural sobre a criação da identidade cuiabana e mato-grossense, na segunda metade do século XX, quando começa a aparecer as forças contrarias liderados por um grupo de jovens, encabeçados por Wlademir e Silva Freire, todos reunidos com ideia de renovação da produção artística literária em Mato Grosso, que entram com um movimento de ruptura muito grande. “Wlademir é um artista que influenciou na geração de poetas e artistas, que vivem e reverenciam a importância de sua obra. Ele, junto com Silva Freire, monta todo esquema de vanguarda, que rompe barreiras e se opõe a grupos de poetas do começo do Século XX, criando uma identidade cuiabana e mato-grossense. Ele merece todas as homenagens e eu estou muito honrado de lançar o livro neste evento, Setembro Freire, que veio para ficar”. 

A organizadora do evento, Larissa Silva Freire Spinelli, filha de Silva Freire e diretora da casa cultural que leva o nome do poeta, afirma que o lançamento do circuito no Palácio, no ano em que se comemora 150 anos de Marechal Cândido Rondon, tem uma importância muito grande. Ela destaca a relação do intensivismo com o patrono das comunicações, que é uma das personalidades reverenciadas nesta edição. “O intensivismo, liderado por Wladimir e Silva Freire, entre outros poetas, teve relação muito grande com Rondon, já que este serviu de inspiração para muitas obras deste movimento cultural. O lançamento legitima o trabalho destes poetas e da casa Silva Freire”. Em homenagem a Rondon, foi distribuído a 2ª edição do Caderno de Cultura Rondon: Silêncio Orgânico de Flores, com a interpretação do poema de Silva Freire, apresentado por atores, bailarinos e músicos atuantes no cenário cultural de Mato Grosso. 

O secretário de cultura, Leandro Carvalho, enaltece a importância do intensivismo, como um movimento que conecta Mato Grosso com movimentos intelectuais e estéticos globais e reafirma o empenho da gestão de Pedro Taques na expansão e popularização da cultura, sem perder a tradição. “É muito importante valorizar nossas tradições e identidade cultural especialmente no que diz respeito aos povos tradicionais de Mato Grosso. É importante que os eventos culturais promovidos pelo Estado, ao mesmo tempo em que trazem este ar cosmopolita de vanguarda, experimentação e uma nova sensibilidade, coloquem Mato Grosso em uma conexão com o circuito cultural mundial”. 

O Setembro Freire seguirá até o fim do mês com uma ampla programação cultural espalhada pela cidade, com exposições, performances culturais, palestras e lançamento de livros. A programação completa pode ser conferida no site www.casasilvafreire.org.br e no facebook Casa Silva Freire. 

Fonte: RENATA PRATA - Redação/Gcom-MT

Setembro Freire - ​Evento começa com homenagens ao poeta Wlademir Dias-Pino
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet