Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - 'Cuiabá Experimental’ se espalha em três locais de visitação da Capital

04/09/2015 às 13:16


Com a ideia de replicar a temática do Intensivismo, movimento literário iniciado na segunda metade da década de 40 e cujo berço se deu na capital mato-grossense, através do trabalho dos poetas Benedito Sant’Ana da Silva Freire e Wlademir Dias-Pino, é que o Circuito Cultural Setembro Freire desconcentrou a exposição “Cuiabá Experimental”, que segue a linha desse movimento e que abre à visitação em três museus da Capital  entre os dias 2 de setembro a 31 de outubro, dentro da programação do evento. A Mostra principal acontece no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT (MACP), aberta no dia 8 e as paralelas nos Museus de Arte e Histórico e Geográfico de Mato Grosso. A curadoria é da diretoria da Casa Silva Freire sob a orientação da poeta e artista intermídia, Regina Pouchain.

No Museu de Arte de Mato Grosso (MA-MT), além de “Cuiabá Experimental” haverá ainda a mostra “Aesthesis”, do artista Carlos Batista. Ambas têm abertura no dia 9 de setembro, às 20h sendo a visitação da primeira de 10 de setembro a 29 de novembro e a segunda de 10 de setembro a 4 de outubro, de terça a domingo das 9h às 17h. 

No MA-MT “Cuiabá Experimental” ficará no jardim com sete painéis de Dias-Pino como índice da visualidade da exposição pública. Na parte interna/térrea do MA-MT a Aesthesis reúne 12 obras de duas séries, inspiradas em fragmentos de poemas de Silva Freire e no movimento Intensivista. A mostra apresenta uma explosão de significados encontradas na literatura intensivista, apresentadas por experiências e energia criadora do artista que estão impulsionadas pela “Aesthesis” expressas na liberdade individual.  

Na ocasião haverá performance teatral com o Grupo Tibanaré e Conversas Literárias com a participação dos poetas: Lucinda Persona, Aclyse de Mattos, Rodrigo Brito, Joe Sales e Juliano Lobato. No dia 10 serão retomadas as conversas Literárias com a participação de Gabriel de Mattos, Ivens Scaff, Allan Borges, Wudson Marcelo, Eduardo Ferreira e Lorenzo Falcão. A ação é coordenada pela Casa de Cultura Silva Freire, Museu de Arte de Mato Grosso e Grupo de Pesquisa RG Dicke (UFMT-ECCO).

No Museu Histórico

Já no Museu Histórico a mostra “Cuiabá Experimental” acontece entre os dias 11 e 18 de setembro, onde, além de três painéis de obras de Dias-Pino, haverá mostra de Poesias, das 8 às 18h, de estudantes da Escola Municipal Darcy Ribeiro e da Escola Centro de Atendimento ao Deficiente Auditivo (CEADA), produzidos pelos alunos após oficinas ministradas pela diretora da Casa Silva Freire, Larissa Freire, com o tema “A Poesia vai à Escola”, baseadas nas obras de Silva Freire em parceria com Dias-Pino, que serão expostos em varal ou cordel.

Enquanto isso, no banheiro...

Ainda no Museu Histórico estão previstas intervenções em grafite intituladas: “Asneira pra besteira” e “À frente dos grafiteiros do mundo”. Na ação o grafiteiro Babu78 fará uma leitura/intervenção dos textos “Asneira pra besteira” e “À frente dos grafiteiros do mundo”, do livro Trilogia Cuiabana, volume 2, de Silva Freire, nos banheiros do Museu Histórico de Mato Grosso. O horário de visitação da arte será das 9 às 18h, nos banheiros, masculino e feminino, do Museu Histórico de Mato Grosso.

Parcerias intensas e programação

O Setembro Freire é realizado em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência.

Patrocinam a ação cultural a Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva. O apoio cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Seduc; Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte e Yod Comunicação.

Todas as atividades que compõem o Setembro Freire podem ser conferidas no site www.casasilvafreire.org.br.  
 

Fonte: Adriana Nascimento - Fruthus Comunicação

Setembro Freire - 'Cuiabá Experimental’ se espalha em três locais de visitação da Capital
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet