Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Conversas literárias e arte cênica compõem abertura de Mostra no MAMT

08/09/2015 às 10:53

 
Nesta quarta-feira (09.09) após a abertura das Mostras “Cuiabá Experimental” e “Aesthesi” que fazem parte do Circuito Cultural Setembro Freire no Museu de Arte de Mato Grosso (MA-MT), às 20h, haverá uma roda de ‘Conversas Literárias’ com a participação dos escritores: Lucinda Persona, Aclyse de Mattos, Rodrigo Brito, Joe Sales e Juliano Lobato. Logo depois performance do Grupo de Teatro Tibanaré onde apresentam ‘Modelando o nada’. O evento é uma realização da Casa Silva Freire em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil.
 
Conforme o diretor do grupo, Jefferson Jarcem, esta é uma performance poética inspirada na obra ‘A AVE’, do poeta e artista gráfico, Wlademir Dias-Pino, homenageado desta quarta edição do Setembro Freire. Inquieto através do nada, numa totalidade física de uma ave, o também ator, Jarcem, provoca as testemunhas, convidando-as a entrelaçar suas inquietudes, manchando seus desejos nas ações físicas e vocais do nada que tem tudo para ser moldado. “A ave errante vibra nos rabiscos do desconhecido”, explica.
 
Exposições
No local ficarão expostos sete painéis de Wlademir Dias-Pino como índice da visualidade da exposição pública Cuiabá Experimental e, na parte interna/térrea do MA-MT a exposição de Carlos Batista reúne 12 obras de duas séries, inspiradas em fragmentos de poemas de Silva Freire e no movimento Intensivista. A mostra apresenta uma explosão de significados encontradas na literatura intensivista, apresentadas por experiências e energia criadora do artista que estão impulsionadas pela “Aesthesi” expressadas na liberdade individual.  
 
Serviço
“Cuiabá experimental” – 10 de setembro a 29 de novembro
 “Aesthesi” – 10 de setembro a 04 de outubro
Dias/Horário: de terça a domingo das 9h às 17h
Local: No jardim do MA–MT
 
Parcerias intensas e programação
 
O Setembro Freire é realizado em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência.
 
Patrocinam a ação cultural a Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva. O apoio cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Seduc; Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte e Yod Comunicação.
 
Todas as atividades que compõem o Setembro Freire podem ser conferidas no site www.casasilvafreire.org.br. 
 

Fonte: Adriana Nascimento - Fruthus Comunicação

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet