Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Homenagem a Wlademir Dias-Pino marca Seminário “Poéticas de Vanguardas”

09/09/2015 às 08:39

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (09), a abertura do Seminário “Poéticas de Vanguardas – Em todas as direções: Resistências e Dissidências”, no Auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento segue até a sexta-feira (11), com programação repleta de discussões com pesquisadores de vários estados do país nas áreas de Literatura e Artes. Além disso, ele integra o Circuito Cultural “Setembro Freire”, aberto no dia 02 deste mês.
O seminário é realizado pela UFMT, por meio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Grupo de Estudos em Cultura e Literatura em Mato Grosso RG:Dicke, Rede Centro-Oeste de Pesquisa e Ensino em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas (Rede CO3) e Casa Silva Freire, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
A pró-reitora em exercício de Cultura, Extensão e Vivência, Vera Bertoline, afirmou que o evento é uma excelente oportunidade para afirmar que o Centro Cultural é acolhedor de produção artística aliada a partilhas de conhecimento, com discussões provocadoras. “Vamos ocupar esse espaço com reflexões e novos pensamentos que conduzem para outras realidades”, pontuou Vera.
O Doutor Honoris Causa da UFMT, homenageado do seminário, artista e poeta visual e multimídia Wlademir Dias-Pino, se sentiu agraciado com a honra. “Comemoramos nesta semana a libertação política, a independência. Mas muito ainda tem de ser feito pela independência cultural. Estimular a produção artística é um dos papéis da Universidade. Fico feliz de ser homenageado em um evento como esse, que prima pelo diferencial em sua temática e ser realizado em Cuiabá, terra de um povo festeiro e hospitaleiro”, comentou Dias-Pino.
O artista também esteve em conversa com alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Silva Freire, que visitaram a exposição principal da Mostra “Cuiabá Experimental”, que acontece no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), no Câmpus de Cuiabá. 
O conferencista de abertura, professor Gilberto Mendonça Teles, reverenciou Dias-Pino em sua fala: “É a terceira vez que venho à UFMT, e sempre sou bem recebido. Agradeço a oportunidade de falar em um seminário que homenageia um artista, que já tinha referências em Goiânia, por meio de reportagens jornalísticas sobre suas experiências, e, posteriormente, conheci pessoalmente no Rio de Janeiro. Admiro sua capacidade criadora. Devo a ele a viabilização da publicação do livro ‘Vanguarda Europeia e Modernismo Brasileiro’, que já contabiliza mais de vinte edições”, disse Teles, que palestrou sobre os mitos das vanguardas. 
Por sua vez, o coordenador do seminário e professor dos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (MeEL) e Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco), Mário Cezar Silva Leite, comentou o propósito geral do evento. 
“A premissa principal é o que a palavra ‘vanguarda’ sugere em primeiro momento: passos à frente, avanços. Tanto Wlademir Dias-Pino quanto Benedito Silva Freire encabeçaram a vanguarda aqui em Mato Grosso, trazendo novas possibilidades, especialmente as poesias visuais e multimídia. A logomarca do evento remete à rosa-dos-ventos, sugerindo os fluxos e circuitos de Cuiabá para o mundo e vice-versa”, observou Cezar Leite.
A idealizadora do Setembro Freire e doutoranda do Ecco, Larissa Silva Freire Spinelli, ressaltou a articulação entre arte e academia. “Desde o ano passado, estamos preparando essa articulação e fui incumbida desta tarefa. Este seminário é um encontro de afetos e fruto de intensa energia coletiva com o Grupo RG:Dicke e o Ecco”, concluiu Larissa.
O seminário segue até sexta-feira (11).

Fonte: Ascom UFMT

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet