Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - A importância da criatividade no desenvolvimento infantil

10/09/2015 às 11:20

Com amplo foco na educação infantil, o Circuito Cultural Setembro Freire traz importantes análises e contribuições aos educadores e demais participantes esta semana dentro do seminário “Poéticas de Vanguardas, Resistências e Dissidências que começou no último dia 9 e termina nesta sexta-feira (11), no Centro Cultural da UFMT. Na conferência “Crianças no diálogo com a cultura: sobre a unidade reprodução e criação”, a coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN) na UFMT, Daniela Freire, expôs a relação da criança com a cultura e as tradições repassadas de geração em geração.
 
Baseando-se em dois estudiosos importantes, o psicólogo russo, Lev Vygostky e a cientista política, Hanna Arendt, a coordenadora discutiu o desafio da educação quando se apresenta a tradição e a cultura para as crianças. “É importante que no momento em que se faz isso se deixe um espaço para novos processos criativos”, frisa Daniela. Ou seja, a cultura da imposição não é nada benéfico para o desenvolvimento saudável dos pequenos.
 
Para que tudo siga de modo a incentivador para a criatividade infantil, alguns princípios devem ser observados. “Quanto mais repertório as crianças têm, mais criações elas têm. Elas precisam sentir que podem construir novos processos na sua realidade”, observa.
 
Durante a apresentação, ficou claro a necessidade que existe do adulto saber o que é ser uma criança. “Se não conseguirmos essa escuta, não tem diálogo. Haverá, na verdade, uma imposição da tradição. É preciso ser um adulto atípico, que significa aquele que não exerce a autoridade de forma desnecessária. O autoritarismo emudece a criança”, explica.  A coordenadora argumenta que a horizontalidade da relação adulto e criança precisa ser construída para que ambos os lados consigam se entender e se respeitar.
 
Para incentivar este processo criativo, o Setembro Freire segue realizando oficinas e apresentando arte às crianças. As escolas, tanto públicas como particulares, podem agendar seu horário. “Queremos chamar a atenção da sociedade, mostrando também que a UFMT é um lugar democrático e de desenvolvimento, inclusive para o público infantil”, destaca Daniela.
 
Serviço
Confira a programação completa do Setembro Freire em www.casasilvafreire.org.br.
 
Parcerias intensas e programação
 
O SF é realizado também em parceria com Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência. Patrocinam a ação cultural a Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva. O apoio cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Seduc; Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte e Yod Comunicação.
 
 

Fonte: Assessoria CSF com YOD Comunicação Integrada

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet