Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Evento apresenta panorama do futuro da aprendizagem

11/09/2015 às 09:52

O Circuito Cultural Setembro Freire trouxe nesta semana importantes visões e projetos para o futuro das crianças e adolescentes durante suas conferências. Uma delas foi exposta pelo antropólogo do Instituto Ayrton Senna de São Paulo, Paulo Storace Rota. Ele trabalha na área de educação há mais de 30 anos e atualmente é coordenador na área de humanas do projeto “Solução Educacional para o Ensino Médio”, uma parceria do Instituto com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), que desenvolve um currículo de educação integral com excelentes resultados e impacto na aprendizagem dos estudantes.
  
Com o tema “Novos cenários de aprendizagem: tecnologia, compartilhamento, protagonismo e competências socioemocionais na sala de aula”, o antropólogo explicou de forma sucinta e prática quais são as principais tendências e os novos cenários de aprendizagem no Brasil.
 
Rota aborda, em sua explanação, as principais tendências que existem hoje na geração atual e a partir de onde começam as mudanças. A primeira delas seriam os “games”. “Existe um feedback imediato nos jogos, enquanto em nossas provas tradicionais a demora para se corrigir e dar o resultado é muito longa, o que não ajuda em nada na aprendizagem”, diz ele, lembrando que, nos jogos, há a possibilidade de diversão, escolha e imersão, coisas que a escola brasileira não traz hoje.
 
A segunda tendência é a robótica e cultura maker, ou seja, construir resultados a partir de resoluções de problemas, deixar que os estudantes resolvam certas situações. A terceira são plataformas adaptativas, que traduz-se na ideia de um site para que o aluno se envolva em atividades com feedback imediato, identificando-se a sua real necessidade.
 
Na sequência vem a tendência da experienciação, que trata de simulações de debates para desenvolver discussões, argumentação, resolução de problemas e raciocínio. “O gestor precisa tirar o aluno das quatro paredes de forma física também, em estudos de meio”, esclarece. A sala de aula invertida e o ensino híbrido aparecem em seguida, onde o aluno realizaria atividades prévias à aula.
 
Outro foco seria a rotação de estações, para se dividir a aula tradicional em três partes de estudo em espaços específicos na sala de aula: individual, pequenos grupos e toda a turma com o professor. E a ambientação adequada dos espaços escolares também entra na lista. “É urgente repensarmos a cena da sala de aula. É preciso que exista uma nova relação entre os seus atores. Colocar um simples computador em cima da mesa não é inovação”, critica. “O que define a sala é a ideia de frente e de fundo, precisamos quebrar isso. O ambiente da sala de aula tem que ser para todas as direções”, complementa.
 
E, por fim, pontua as competências socioemocionais do século 21 que o Instituto Ayrton Senna está desenvolvendo, itens importantíssimos para o desenvolvimento de uma pessoa preparada para os novos desafios pessoais e profissionais: autonomia, criatividade, colaboração, comunicação, autoconhecimento, responsabilidade, abertura para o novo, pensamento crítico e resolução de problemas.
 
“Todas essas soluções não são projetos milionários, de grandes investimentos, são proposições de novos cenários na educação. Como no futebol, estamos na educação, perdendo de 7 x 1 , temos que virar isso”, compara. “Há uma grande evasão dos alunos nas escolas, sobretudo no Ensino Médio, porque tudo está antiquado e extremamente desinteressante. Quantos talentos estamos desperdiçando por não mudar?”, reflete. E a mensagem final é incisiva: “tudo isso não exclui em nenhum momento o professor do ensino. Pelo contrário, exige ainda mais dele, pois terá que ser um mediador constante, atualizado e empenhado”.
 
Serviço
Confira a programação completa do Setembro Freire em www.casasilvafreire.org.br.

Fonte: Assessoria CSF e YOD Comunicação - Foto Rai Reis

Setembro Freire - Evento apresenta panorama do futuro da aprendizagem
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet