Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Arte libertadora de projeto de Silva Freire acontece no Carumbé

11/09/2015 às 11:08

A Casa Silva Freire em parceria com a OABMT e o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e a Casa Civil, apresenta, dentro da programação do Circuito Cultural Setembro Freire a ação “Liberdade Consentida”, que se realiza desde o último dia 31 de agosto e termina dia 18 de setembro, no âmbito do Centro de Ressocialização do Carumbé. A ação, que leva arte aos recuperandos culminará na escolha de obras a serem expostas na inauguração da Galeria de Arte Silva Freire, que acontece no próximo dia 22 de setembro.
 
O projeto
‘Liberdade Consentida – Oficina de Artes’ foi concebido e implantado por Silva Freire quando este foi presidente da OABMT durante o biênio 1985/87. A iniciativa, na época, foi considerada pioneira no sentido de implantar uma nova filosofia penal carcerária, partindo do aproveitamento do potencial artístico dos recuperandos no campo da música, da pintura e da modelagem, entre outras artes. Dentre os que participaram dessa ação junto com Freire estava o pintor, Adir Sodré. O projeto, na época sob a coordenação da artista plástica, Maria Meirelles, foi encampado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e, como reconhecimento, os recuperandos inauguraram o ateliê “Poeta Silva Freire” no ambiente da Penitenciária Estadual.
Nesta edição do Setembro Freire a OABMT reinsere o projeto com oficinas dos artistas André Gorayeb, Hugo Alberto, Babu78, Giulia Medeiros e Sérvio Neuberger, utilizando as técnicas do grafite e outras linguagens de arte pública, mais fotografia e vídeo, com o tema proposto, em 1995, pela convenção Pequim + 20: “Empoderar Mulheres, Empoderar a Humanidade: Imagine!” sobre mobilizar governos, sociedade civil, mídia, ativistas, especialistas e o Sistema das Nações Unidas em torno dos direitos das mulheres e meninas. A mobilização se baseia nas 12 áreas prioritárias da Plataforma de Ação de Pequim: 1) Mulheres e pobreza; 2) Educação e Capacitação de Mulheres; 3) Mulheres e Saúde; 4) Violência contra as Mulheres; 5) Mulheres e Conflitos Armados; 6) Mulheres e Economia; 7) Mulheres no Poder e na liderança; 8) Mecanismos institucionais para o Avanço das Mulheres; 9) Direitos Humanos das Mulheres; 10) Mulheres e a mídia; 11) Mulheres e Meio Ambiente; 12) Direitos das Meninas.
 
Galeria
A inauguração da “Galeria Silva Freire” com exposição de arte dos recuperandos do projeto Liberdade Consentida será às 19h e o período da exposição de: 22 de setembro a 20 de dezembro, das 9h às 17h. A exposição coletiva terá obras dos artistas André Gorayeb, Hugo Alberto, Babu78 e exibição do vídeo-documentário de Giulia Medeiros e Sérvio Neuberger convidados para ministrar a oficina no Centro de Ressocialização de Cuiabá (Carumbé) na ação 'Liberdade Consentida' com apresentação de obras de autoria dos recuperandos, resultantes do trabalho.
 

Fonte: Adriana Nascimento - Fruthus Comunicação

Setembro Freire - Arte libertadora de projeto de Silva Freire acontece no Carumbé
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet