Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Semana de evento cultural vem cheia de arte inovadora

14/09/2015 às 10:24

 
O Circuito Cultural Setembro Freire continua movimentando a Capital em prol da arte e ações pedagógicas. Nesta semana, que vai de 14 a 20, acontecem as seguintes ações: visitação monitorada da exposição “Cuiabá Experimental”, no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) da UFMT; no mesmo local a ação “UFMT das Crianças: Percursos com Wladimir Dias-Pino”; visitação ao índice da visualidade poética de WDP nos museus de Arte e Histórico de Mato Grosso; prosseguimento do projeto “Liberdade Consentida”, no Carumbé; apresentação da peça Bugrinho no museu Histórico e a segunda edição do Arte e Cultura na Mandioca, que vai apresentar o poema A AVE de WDP com as bailarinas da Cia Dancem e músicas preferidas de Silva Freire apresentadas pela Orquestra da UFMT.
 
Confira horários:
UFMT das Crianças
Data: 09 de setembro a 09 de outubro
Local: Museu de Arte e Cultura Popular (MACP)
Público alvo: alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas com agendamento escolar
A oficina Percursos com WDP propõe promover à relação da criança com a UFMT, considerando lugar como o espaço significado pelo usuário marcado por afetos e histórias de vida. No contexto da história do lugar destaca-se a aproximação das crianças com a narrativa que apresenta Wlademir Dias-Pino, artista dedicado a significação da UFMT no exercício da representação icônica e para além, artista visual que com o poema Ave inaugura linguagens poéticas que serão apresentadas às crianças.
O percurso
No percurso com Wlademir Dias-Pino as crianças serão recepcionadas na frente do MACP e ainda dentro do ônibus serão convidadas a um passeio com duração máxima de 30 minutos.
A rota será assim composta: escultura da entrada principal, escultura em frente ao teatro, logomarca da UFMT na praça em frente ao RU e parada final no MACP.
Após a realização da rota as crianças serão convidadas a visitar e interagir com a exposição Cuiabá Experimental.
Os extensionistas mediarão a visitação instigando as crianças a interagirem com o espaço, bem como encorajarão processos reflexivos decorrentes da vivência proposta.
Realização: Grupo de Psicologia em Psicologia da Infância (GPPIN/UFMT). Coordenação: Daniela da Silva Freire Andrade, Daniela Aparecida Zanetti e Sandra Regina Geiss Lorensini.
 
Setembro Freire no MA-MT – Museu de Arte de Mato Grosso
Mostras “Cuiabá Experimental” e “Aesthesis”
Visitação: “Cuiabá experimental” até 29 de novembro e “Aesthesis” até 4 de outubro, de terça a domingo das 9h às 17h
No jardim do MA – MT estarão expostos sete painéis de Wlademir Dias-Pino como índice da visualidade da exposição pública. Na parte interna/térrea do MA-MT a exposição de Carlos Batista reúne doze obras de duas séries, inspiradas em fragmentos de poemas de Silva Freire e no movimento Intensivista. A mostra apresenta uma explosão de significados encontradas na literatura intensivista, apresentadas por experiências e energia criadora do artista que estão impulsionadas pela “Aesthesis” expressadas na liberdade individual. 
Realização: Casa de Cultura Silva Freire, Museu de Arte de Mato Grosso e Grupo de Pesquisa RG Dicke (UFMT-ECCO)
 
Setembro Freire 2015 no Museu Histórico de Mato Grosso
Data: até 18 de setembro
Horário da Mostra de Poesias: das 08 às 18h
Local: Praça da República / Museu Histórico de Mato Grosso
Mostra de Poesias de estudantes da Escola Municipal Darcy Ribeiro  e da Escola CEADA - Centro de Atendimento ao Deficiente Auditivo, produzidos pelos alunos (as)  após oficinas ministradas por Larissa Freire,  com o tema: A POESIA VAI À ESCOLA, baseadas nas obras de Silva Freire em parceria com Wlademir Dias-Pino expostos em varal ou cordel.
Local: Praça da República / Museu Histórico de Mato Grosso
Mostra da exposição “Cuiabá Experimental”
Na Praça da República estarão expostos três painéis de Wlademir Dias-Pino como índice da visualidade da exposição pública.
Intervenção em grafite “Asneira pra besteira” e “À frente dos grafiteiros do mundo”.
O grafiteiro Babu 78 faz uma leitura/intervenção dos textos “Asneira pra besteira” e “À frente dos grafiteiros do mundo”, do livro Trilogia Cuiabana, volume 2, de Silva Freire nos banheiros do Museu Histórico de Mato Grosso.
Horário de visitação: das 09 às 18h
Local: Banheiro masculino e feminino do Museu Histórico de Mato Grosso.
Realização: Museu Histórico de Mato Grosso
 
Setembro Freire 2015 no Museu Histórico de Mato Grosso II
Data: 18 de setembro
Local: Café e Artes - Praça da República / Museu Histórico
Horário: 20h
Apresentação da peça Bugrinho pela Cia de Teatro Cena Onze, baseada na obra Trilogia Cuiabana, de Silva Freire. Trata-se de uma peça de teatro, interpretada por atores e atrizes do grupo de teatro que retrata a infância e a juventude de Freire, as brincadeiras de crianças, as críticas sociais, o lado cômico do povo cuiabano e as andanças do poeta pelos bares, pelas noites cuiabanas, onde ele criava seus poemas e discursos e era seguido por seus alunos (discípulos), dentre eles o diretor do Cena Onze, Flávio Ferreira.
Realização: Museu Histórico de Mato Grosso e Cia Teatro Cena Onze.
 
Setembro Freire 2015 na Mandioca
Arte e Cultura na Mandioca
Data: 20 de setembro
Local: Espaço Casa Silva Freire (Mandioca)
Horário: 16h
Em comemoração ao Dia do Poeta Mato-grossense - 20 de setembro, instituído na data natalícia do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire pela Lei n° 8.906, de 18 de junho de 2008, de autoria do Deputado Estadual Guilherme Maluf, no espaço da Casa de Cultura Silva Freire, que fica na esquina das ruas 12 de Outubro e Pedro Celestino, no Centro Histórico, acontecem atividades artísticas variadas inseridas na segunda edição do “Arte e Cultura na Mandioca”.
 
17h – Lançamento de hiperlink entre os sites da Academia Mato-grossense de Letras e da Casa Silva Freire sobre "O Modernismo e o Intensivismo em Mato Grosso”.
 
18h - Performance “Rondon: Silêncio Orgânico de Flores” performance que será apresentada na abertura do evento dia 2 no Palácio Paiaguás, será novamente apresentada com a participação de: Carlos Roberto Ferreira Marília Beatriz Figueiredo Leite, Lucas Koester, Raquel Mützemberg, Daniela Leite, Luiz Carlos Ribeiro, Wanda Marchetti, Claudete Jaudy. Mixagens audiovisuais de Yuri Missawa e Willian Kanashiro. Direção Artística de Luiz Marchetti e consultoria de Maurília Valderez Amaral.
 
18h30 – Apresentação do Grupo Dancem - Coreografia: A AVE QUE DANÇO, Baseado no poema A AVE, retrata através do grafismo como a poesia é construída, movimentos que simbolizam o desenho dos gráficos, criando uma analogia da AVE um pássaro livre, com as pessoas com deficiência, apesar de estarem em cadeiras de rodas refletindo uma prisão, possam sentir e transmitir uma liberdade inexplorada, remetendo ao público inesperadas emoções dançadas por deficientes.
 
19h30 – Apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso sob a regência do Maestro Fabrício Carvalho: “Um concerto no umbigo do mundo”.
 
Realização: Casa de Cultura Silva Freire
  
Setembro Freire 2015 e a OAB
Projeto Liberdade Consentida – Oficina de Artes
De 31 de agosto a 18 de setembro
Local: Centro de Ressocialização de Cuiabá (Carumbé)
Público Alvo: Recuperandos
O projeto ‘Liberdade Consentida – Oficina de Artes’ foi concebido e implantado por Silva Freire quando este foi presidente da OABMT durante o biênio 1985/87. A iniciativa, na época, foi considerada pioneira no sentido de implantar uma nova filosofia penal carcerária, partindo do aproveitamento do potencial artístico dos reeducandos no campo da música, da pintura e da modelagem, entre outras artes. Dentre os que participaram dessa ação junto com Freire estava o pintor, Adir Sodré. O projeto, na época sob a coordenação da artista plástica, Maria Meirelles, foi encampado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e, como reconhecimento, os reeducandos inauguraram o ateliê “Poeta Silva Freire” no ambiente da Penitenciária Estadual.
Nesta edição do Setembro Freire a OABMT reinsere o projeto com oficinas dos artistas André Gorayeb, Hugo Alberto, Babu78, Giulia Medeiros e Sérvio Neuberger, utilizando as técnicas do grafite e outras linguagens de arte pública, mais fotografia e vídeo, com o tema proposto, em 1995, pela convenção Pequim + 20: “Empoderar Mulheres, Empoderar a Humanidade: Imagine!” sobre mobilizar governos, sociedade civil, mídia, ativistas, especialistas e o Sistema das Nações Unidas em torno dos direitos das mulheres e meninas. A mobilização se baseia nas 12 áreas prioritárias da Plataforma de Ação de Pequim: 1) Mulheres e pobreza; 2) Educação e Capacitação de Mulheres; 3) Mulheres e Saúde; 4) Violência contra as Mulheres; 5) Mulheres e Conflitos Armados; 6) Mulheres e Economia; 7) Mulheres no Poder e na liderança; 8) Mecanismos institucionais para o Avanço das Mulheres; 9) Direitos Humanos das Mulheres; 10) Mulheres e a mídia; 11) Mulheres e Meio Ambiente; 12) Direitos das Meninas.
Realização: OABMT / Produção: Mario Olímpio
 
Parcerias e programação
O Setembro Freire é realizado pela Casa Silva Freire em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil e: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência.
Patrocinam a ação cultural a Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva. O apoio cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Seduc; Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte e Yod Comunicação.
 
Todas as atividades que compõem o Setembro Freire podem ser conferidas no site www.casasilvafreire.org.br
 
 

Fonte: Assessoria CSF

Setembro Freire - Semana de evento cultural vem cheia de arte inovadora
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet