Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Dia do Poeta Mato-Grossense comemorado no Largo da Mandioca

20/09/2015 às 13:31

Neste domingo a poesia, que já invade a cidade através da visualidade poética do artista gráfico, homenageado do Circuito Cultural Setembro Freire, Wlademir Dias-Pino, invade as adjacências da Praça da Mandioca para celebrar o Dia do Poeta Mato-grossense, comemorado neste dia 20. A data, instituída pela Lei 8.906, de 18 de junho de 2008, de autoria do deputado estadual Guilherme Maluf, é relativa ao aniversário do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire. Sendo assim, nada mais justo do que comemorar no local onde ele cresceu, a esquina das ruas 12 de Outubro e Pedro Celestino, no Centro Histórico onde morou quando criança e ainda era chamado de ‘Bugrinho’.
 
Nessa ação, denominada segunda edição do “Arte e Cultura na Mandioca” dentro do Setembro Freire, a programação começa às 17h no Largo da Mandioca, numa parceria do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil, juntamente com a Casa Silva Freire e o Gran Bazar Pac e Bendito Santo Ateliê.
 
Confira as atrações
 
Na programação, organizada pela diretora financeira e produtora do Setembro Freire, Keiko Okamura, um dos destaques fica por conta da reapresentação da performance da poesia de Silva Freire, “Rondon: Silêncio Orgânico de Flores” que abriu o lançamento do evento no dia 2 de setembro no Palácio Paiaguás. A performance conta com a participação de: Carlos Roberto Ferreira Marília Beatriz Figueiredo Leite, Lucas Koester, Raquel Mützemberg, Daniela Leite, Luiz Carlos Ribeiro, Wanda Marchetti, Claudete Jaudy; mixagens audiovisuais de Yuri Missawa e Willian Kanashiro e direção artística de Luiz Marchetti. A consultoria é de Maurília Valderez Amaral.
 
Em seguida acontece apresentação do Grupo Dancem, coordenado pela bailarina Denise França. Ela conta que denominou a coreografia de ‘A AVE QUE DANÇO’ para fazer alusão ao poema A AVE, de Wlademir Dias-Pino. Encantada, ela explica que as bailarinas, que são cadeirantes, vão ‘voar’ na Mandioca e com certeza fazer a plateia saborear a poesia através dos movimentos feitos.
 
Logo depois, a escritora e imortal, Cristina Campos, fará o lançamento de hiperlink entre os sites da Academia Mato-grossense de Letras e a Casa Silva Freire sobre "O Modernismo e o Intensivismo em Mato Grosso”.
 
Haverá ainda show com a cadência da cantora de samba, Luciana Bonfim e a Orquestra Cuiabana de Choro e o Quarteto Brasil da Orquestra Sinfônica da UFMT.
 
Parcerias e site
O Setembro Freire também conta como parceiros: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência.
Patrocinam a ação cultural a Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva. O apoio cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Seduc; Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte e Yod Comunicação.
 
Todas as atividades que compõem o Setembro Freire podem ser conferidas no site www.casasilvafreire.org.br

Fonte: Adriana Nascimento - Assessoria CSF - Foto: Divulgação

Setembro Freire - Dia do Poeta Mato-Grossense comemorado no Largo da Mandioca
 
Av. 08 de Abril, 2850 - Popular - Cep 78.045-380 - Cuiabá - MT
(65) 3322-9625 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet