Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Coreografia A Ave Que Eu Danço será levada em vídeo ao Museu de Arte do RJ

21/09/2015 às 16:19


Difícil encontrar, na noite do último domingo, durante a ação Arte e Cultura na Mandioca, que fez parte do Circuito Cultural Setembro Freire, quem não estivesse maravilhado ou com os olhos cheios de lágrimas durante a apresentação do grupo Dancem, que trouxe bailarinas e cadeirantes para o palco para voar na coreografia baseada no poema A AVE, do poeta e artista gráfico, Wlademir Dias-Pino. Entre essas pessoas, o próprio artista se emocionou e, entusiasmado com o que viu, sugeriu à bailarina responsável pelo grupo, Denise França, que o diretor artístico da Casa Silva Freire, Luiz Marchetti, a ajude na gravação de um vídeo com a performance do Dancem a fim de que ele possa encaixar a apresentação no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) durante a exposição ‘Cuiabá Experimental’, que segue para lá em novembro após ser encerrada na Capital. “Achei o espetáculo mais importante do Circuito Setembro Freire. Foi fantástico!”, disse emocionado.   
 
França conta que a ideia surgiu quando Marchetti sugeriu a ela a criação da coreografia, que foi nomeada de A Ave Que Eu Danço. Confesso que eu nunca tive contato com nada do movimento Intensivismo e a poesia concreta dessa forma, mas me agradou a ideia. “Ele me passou as imagens e fiquei muito incentivada a fazer porque fiquei instigada pelo desafio”, relata.
 
Daí escolheu uma música que tivesse a ver com ave que foi “Os cinco segredos” de Beethoven. Dessa forma começou a desenvolver A AVE no chão da sala da Companhia e fui movimentando a ave de acordo com a poesia com a hora do voo, a asa, de forma que qualquer um que não tivesse contato com a poesia pudesse entender. “Foi um grande desafio trabalhar com crianças pois elas não são alfabetizadas ainda e ai surgiu de maneira legítima o concretismo porque ele não trabalha com a palavra, mas com a forma”, explicou.
 
Dona da Cia de Ballet Denise França ela conta que escolheu os bailarinos do Dancem, onde também há cadeirantes para esse projeto porque deu a ele leveza, uma verdade, que combinaram com a poesia concreta que não é presa a nada. Então elas podem saber que podem fazer qualquer coisa. “As bailarinas gostaram muito da proposta de que pode se dançar o que se lê!”, destaca.
 
Feliz com a proposta ela contou ao poeta sua concepção de espetáculo e disse que ele gostou do que ouviu, pois o grupo entendeu que esta é uma poesia viva e ficou ainda mais através dos corpos que não andam, como são os casos dos alunos com deficiência, corpos de crianças e dos adolescentes.
 
Parcerias e restante da programação
 
O SF é realizado pela Casa Silva Freire em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil; Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência. Patrocinam a ação cultural a Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva. O apoio cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Seduc; Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte e Yod Comunicação.
 
Todas as atividades que compõem o Setembro Freire podem ser conferidas no site www.casasilvafreire.org.br.

Fonte: Adriana Nascimento - Assessoria CSF - Foto: Mary Juruna

Setembro Freire - Coreografia A Ave Que Eu Danço será levada em vídeo ao Museu de Arte do RJ
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet