Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Galeria Silva Freire é inaugurada com obras de arte dos recuperandos

23/09/2015 às 10:30

Dentre tantas atividades marcantes da quarta edição do Circuito Cultural Setembro Freire, aconteceu, nesta terça-feira (22) uma das mais tocantes. Obras dos recuperandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) em conjunto com os artistas e professores André Gorayeb, Hugo Alberto, Babu78, Giulia Medeiros e Sérvio Neuberger inauguraram a Galeria de Arte Silva Freire, localizada na sede da OABMT em um evento que reuniu os representantes da Ordem dos Advogados, familiares dos recuperandos, do poeta e imprensa.
 
Sob o nome "Liberdade Consentida", a exposição trouxe os trabalhos que foram frutos das aulas ministradas pelos cinco artistas entre os dias 31 de agosto e 18 de setembro deste ano, que trabalharam com pintura grafite e acrílico. "Hoje fechamos um ciclo com a reedição deste projeto, que foi criado pelo próprio poeta e advogado Silva Freire na época em que foi presidente da OAB. É uma grande satisfação para a Ordem isso, tanto que, a partir de agora, o nosso espaço de entrada passa a ser nominado como Espaço Silva Freire", conta o presidente da OABMT, Mauricio Aude.
 
O projeto “Liberdade Consentida – Oficina de Artes” foi concebido e implantado por Freire quando ele foi presidente da entidade durante o biênio 1985/87. A iniciativa, na época, foi considerada pioneira no sentido de implantar uma nova filosofia penal, partindo do aproveitamento do potencial artístico dos recuperandos no campo da música, da pintura e da modelagem, entre outras artes.
 
Os artistas André Gorayeb e Babu78 relatam que todos os alunos estavam muito interessados durante as aulas e houve uma boa evolução. "O mais bacana foi o fato de eles nos falarem que o que mais gostaram é que dávamos bastante atenção a todos", diz André.
 
Babu, que ministrou a parte de grafite, já teve outras experiências de ensino no sistema carcerário e afirma que o resultado é sempre bom porque se trabalha com algo que eles já conhecem. "Digo que é um cotidiano que já vivem porque o grafite é uma linguagem visual mais popular e mundial que alcança muito a periferia", explica. "A arte é uma coisa fantástica, faz com que as pessoas percebam a importância de estar inserido em um contexto social", complementa.
 
A diretora da Casa Silva Freire, Larissa Freire, destaca que a questão psicossocial dos recuperandos é uma das mais difíceis para os governantes e para a sociedade lidar. "E a arte tem uma grande potência de vida para atuar com isso. A reedição deste projeto é uma fagulha para que toda essa capacidade se reacenda. A OAB tem agora o grande desafio de fazer com que isso continue", ressalta.
 
A exposição "Liberdade Consentida" faz parte do projeto “Arte na Ordem”, que integra o OABMT 80 anos, em parceria com o “Setembro Freire”. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Fundação Nova Chance (Funac). A exposição permanecerá aberta ao público na sede da OABMT.

Mais Setembro...
 
Além desta atividade o Setembro Freire continua suas ações na área pedagógica cultural com o agendamento de escolas para fazerem o percurso de obras do poeta e artista gráfico homenageado desta edição, Wlademir Dias-Pino, na UFMT. Basta procurar os monitores que estão no local e que também apresentam aos visitantes a exposição de Dias-Pino “Cuiabá Experimental, que segue no Centro Cultural da UFMT até dia 31 de outubro.
 
No próximo sábado (26), às 22h30, acontece a última grande ação do evento, no Salão social do Sesc Arsenal. Trata-se da performance/intercâmbio CORPOEMA, entre o poeta Bobby Baq (SP) e a artista Thereza Helena (MT). Nele a dupla investiga o hibridismo das linguagens entre dança, performance, música e poesia através da obra do poeta Silva Freire. Farão o público refletir: E se as palavras dançassem? E se o poema movesse? E se a voz cantasse o poeta e o corpo surfasse o poema?
A entrada é gratuita.
 
Parcerias
 
O SF é realizado pela Casa Silva Freire em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil; Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência. Patrocinam a ação cultural a Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva. O apoio cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Seduc; Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte e Yod Comunicação.
 
Todas as atividades que compõem o Setembro Freire podem ser conferidas no site www.casasilvafreire.org.br.
 

Fonte: Assessoria CSF com YOD - Autoria Khadine Novaczyk – edição: Adriana Nascimento

Setembro Freire - Galeria Silva Freire é inaugurada com obras de arte dos recuperandos
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet