Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Ação cultural mostra às crianças que todas têm direito aos espaços públicos - Atualizada

01/10/2015 às 14:01

Ouvir o que as crianças têm a dizer sobre suas opções de lazer e mostrar a elas que isso pode ser feito em todos os espaços públicos da Capital, como é o caso da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Esta é a proposta da ação pedagógica do Circuito Cultural Setembro Freire, sob a coordenação do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN), que começou dia 9 de setembro e termina no próximo dia 9 de outubro enquanto o evento segue com a exposição Cuiabá Experimental no MACP até dia 31 de outubro. Participam da ação crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares de Cuiabá e o agendamento ainda está aberto pelo telefone: 9972-2337.
 
A ação é denominada de Oficina Percursos com Wlademir Dias-Pino, poeta e artista gráfico homenageado desta edição do evento e criador da logomarca da UFMT. No percurso proposto as crianças interagem com as obras dele que podem ser vistas pelo campus. Dias-Pino, vale destacar, é um artista dedicado à significação da UFMT no exercício da representação icônica e para além, artista visual que com o poema A Ave inaugura linguagens poéticas que são apresentadas às crianças.
 
O percurso
 
No percurso as crianças são recepcionadas na frente do Museu de Arte e Cultura Popular (MACP). Adentram a um ônibus e, dentro dele, são convidadas a um passeio com duração de 30 minutos. A rota os leva a olhar e, realmente, ver e sentir como as obras do artista os toca. Dentre as espalhadas pelo campus estão a escultura da entrada principal, a escultura em frente ao teatro, a logomarca da UFMT na praça em frente ao Restaurante Universitário, além das placas com índices de visualidade poética de Dias-Pino que foram feitas para firmar a lembrança de sua marca que é o movimento Intensivismo. A parada final é no MACP.
 
Logo depois da rota as crianças são convidadas a visitar e interagir com a exposição “Cuiabá Experimental”. Uma mostra em forma de labirinto que contém 1350 imagens que são um verdadeiro monumento ao movimento literário que teve início em Cuiabá com Dias-Pino e o poeta Silva Freire e que ganhou o Brasil sendo estudado até no exterior. Nessa parte da ação monitores mediam a visitação instigando as crianças a interagirem com o espaço, bem como encorajam processos reflexivos decorrentes da vivência proposta.
 
A coordenação desta ação está sob os cuidados de coordenadoras do GPPIN: Daniela da Silva Freire Andrade, Daniela Aparecida Zanetti e Sandra Regina Geiss Lorensini. Conforme explica a diretora da Casa Silva Freire os monitores não ‘ensinam’ as crianças sobre o que são as obras, apenas respondem às suas indagações. A proposta ali é sentir o que a arte o faz sentir e expressar-se. A obra interfere na reflexão do visitante e não o contrário.
 
Parcerias
 
O SF é realizado pela Casa Silva Freire em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil; Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência. Patrocinam a ação cultural a Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva. O apoio cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Seduc; Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte e Yod Comunicação.
 
Todas as atividades que compõem o Setembro Freire podem ser conferidas no site www.casasilvafreire.org.br.
 

Fonte: Adriana Nascimento - Assessoria CSF - Foto Rai Reis

Setembro Freire - Ação cultural mostra às crianças que todas têm direito aos espaços públicos - Atualizada
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet