Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Emeb Silva Freire ganha prêmio e mostra ser ‘terra fértil’ para inspirar novos “Bugrinhos”

15/12/2016 às 16:04

A direção da Casa de Cultura Silva Freire, cada vez mais, tem a certeza de que a literatura é para todos e desde a mais tenra idade, e que o propósito de educador do poeta Silva Freire - o qual a instituição preserva seu legado – está cada dia mais vivo. O resultado mais recente foi o prêmio “Projeto Primavera - Ana Stoppa – Literatura e Meio Ambiente uma combinação inteligente”, que contemplou, no início deste mês, dois alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Silva Freire. Foram eles: Ana Luiza Lima Gusmão e : Joilison Miguel Santos Nascimento, ambos de apenas seis anos de idade estudantes do primeiro ano do ensino básico.

A participação no prêmio foi fruto da parceria requisitada pela escritora Ana Stoppa com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. A justificativa do concurso indica que o planeta precisa de defensores, mais do que isso de multiplicadores, de pessoas conscientes e preparadas para agir a favor da natureza, e os estudantes serão as pessoas responsáveis pelo destino do País no futuro. "Por isso conscientizá-los através de projetos com foco no meio ambiente é de suma importância para o desenvolvimento sustentável da cidade e também para o desenvolvimento integral das crianças", informa o texto.

Pesou na qualidade dos trabalhos da unidade escolar o incentivo à escrita que ocorre há alguns anos, graças ao projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN) da UFMT. A coordenadora do GPPIN e também Conselheira Técnico-Científico da CCSF, Daniela Barros Silva Freire Andrade, disse que a direção da Emeb Silva Freire, em especial a professora Mariângela da Silva, coordenadora Sandra Cristina Melo e o diretor, Francisco Gonçalves de Assis, estão de parabéns pelo desempenho de seus alunos no concurso de produção de texto da SME Cuiabá. “Esse resultado revela o rumo de um projeto pedagógico sério, comprometido com a realidade local, com o pertencimento social e cultural dos alunos. Originalidade e autoria dos pequenos inspirados em Rondon, no poeta Silva Freire e na índia Cibaé (Rosa Bororo). É um gol da Educação que nos engrandece”, enalteceu Daniela.

A diretora-executiva da CCSF, Larissa Spinelli, destaca que um dos objetivos primordiais da CCSF é cooperar tecnicamente com as instituições e espaços de cultura, educação e arte, em especial, aqueles que levam o nome do poeta atuantes no âmbito do estado de Mato Grosso. Nessa linha é sempre apoiadora de eventos culturais que envolvam a literatura em especial no Centro Histórico de Cuiabá onde viveu Silva Freire e promove bienalmente o Circuito Cultural Setembro Freire, evento que se fixou o calendário de Cuiabá desde 2008 sempre com foco principal no envolvimento da criança com a escrita como forma de ‘inspirar’ novos ‘Bugrinhos’ (apelido de Silva Freire quando menino).

Conheça as redações que são o começo de muito mais sensibilidade para a escrita futura:

Nome da aluna : ANA LUIZA LIMA GUSMÃO   1º ano
Nome do professor :  Mariangela da Silva
Equipe Gestora : Francisco Gonçalves de Assis
Coordenadora : Sandra Cristina de Melo

Na chegada da primavera
Ouço o canto dos passarinhos
E as flores a crescer
As árvores cheias de frutos
Há nos oferecer
As árvores além de frutos
Nos dão a sombra
Para nos proteger
 
 
Nome do aluno : Joilison Miguel Santos Nascimento 1º ano
Nome do professor : Mariangela da Silva
Equipe Gestora :
A Primavera é linda cheia de flores coloridas
E com muitas árvores frutíferas
E com muita alegria os passarinhos cantam
E as rosas nos encantam
As árvores cheias de vida
Nos dão a certeza de que precisamos
Para respirar um ar limpo e sem poluição
Para se ter uma boa respiração.

Fonte: Adriana Nascimento - Assessoria CCSF

Emeb Silva Freire ganha prêmio e mostra ser ‘terra fértil’ para inspirar novos “Bugrinhos”
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet