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(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Crianças se tornam “colecionadoras de memórias” em roteiro poético pelo Centro Histórico de Cuiabá

18/03/2021 às 11:18

Parceiros da Casa Silva Freire, o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância da Universidade Federal de Mato Grosso e o coletivo Cribiás realizaram um roteiro poético pelo Centro Histórico de Cuiabá. A ação corresponde à terceira fase de pesquisas que constará em livro a ser lançado em abril.
 
Trata-se do projeto “Cribiás 300+ Por uma educação patrimonial toda nossa”, selecionado no edital MT Nascentes, da Lei Aldir Blanc. O certame foi idealizado pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com o Governo Federal via Secretaria Nacional de Cultura do Ministério do Turismo.
 
Os pesquisadores propuseram às crianças, reconstituir os passos de outros pequenos que vivenciaram uma Cuiabá de outrora e assim, passaram a enxergá-la de uma perspectiva jamais imaginada. Participaram do projeto cinco crianças de uma mesma família e todos os protocolos de biossegurança foram seguidos, como uso de álcool gel durante todo o trajeto, máscara e distanciamento. 
 
Às 8h elas saíram da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, conduzidas pelo Bugrinho, personagem que representa o poeta Silva Freire. Elas também conheceram o lugar onde ele morou, no entorno da Praça da Mandioca. Durante todo o percurso, quem assumiu o papel de Bugrinho foi Jeysson Ricardo, que integra o grupo de pesquisadores.
 
O grupo passou ainda, pelo Museu da Imagem e Som de Cuiabá, Iphan, Escadaria do Beco Alto, Casa Barão, Residência dos Governadores, Fonte Luminosa da Praça Alencastro, até chegar na Catedral e Praça da República.
 
De acordo com a professora doutora Daniela Freire Andrade, proponente do projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc, passeando por esses locais, as crianças conheceram um pouco da história e cultura de Cuiabá.
 
Pesquisa
 
Os responsáveis por pensar todo o projeto integram o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância da Universidade Federal de Mato Grosso, em conjunto com o coletivo Cribiás. Desde 2010 eles se debruçam sobre o estudo de metodologias de educação patrimonial com crianças.
 
Na primeira fase se dedicaram a debater os princípios sobre o desenvolvimento infantil como processo cultural, articulado com os estudos sobre memória social e produção de identidades sociais.
 
Já na segunda, que também baseará o conteúdo do livro, colocaram em prática o projeto Cribiás, crianças sabidas, definido como um projeto cultural para a infância de Cuiabá e por fim, veio a fase 3, a oficina-piloto.
 
O livro será lançado em abril, nos formatos impresso e digital.
 
Equipe
 
O projeto é coordenado por Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Larissa Silva Freire Spinelli, Regina Pouchain, Jeysson Ricardo Fernandes da Cunha, Paula Figueiredo Poubel, Naiana Marinho Gonçalves, Natália Salomé Poubel, Ângela Cristina Lisboa Costa, Clécia Lino Silva, Pâmella Fernandes, Mateus Elias Cruz Antunes, Lidiane Freitas de Barros e Fred Gustavo da Sillva. A historiadora Leila Borges Lacerda auxilia a equipe com a pesquisa historiográfica.
 
 

Fonte: Com assessoria Cribiás 300+

Crianças se tornam “colecionadoras de memórias” em roteiro poético pelo Centro Histórico de Cuiabá
 
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