Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Além de obter a melhor resolução de imagens, tecnologia utilizada na digitalização possibilita correções

03/05/2021 às 11:59

O assunto é tecnologia! Após catalogação, os documentos do acervo do poeta Silva Freire – textos e fotos – seguem para o processo de digitalização.

Para conquistar a melhor resolução (excelente/600dpi), a equipe tem utilizado o aplicativo ScanSnap Home.
Primeiramente, os documentos são digitalizados em JPG por permitir o tratamento posterior da imagem, e então, serem convertidos em PDF pesquisável através do Adobe Acrobat.

Após o escaneamento o programa oferece algumas ferramentas para edição como o recorte de imagem, preenchimento de dedos, correção de imagens distorcidas e até mesmo divisão de folhas.

No final, a imagem gerada vai para as pastas correspondentes aos grupos de documentos. Já foram digitalizados boa parte dos documentos da produção intelectual, produção cultural e diversas fotografias do acervo.

O inventário do acervo do poeta Silva Freire se consolida graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc. O projeto foi aprovado por edital realizado pelo Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer – Secel-MT, em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Nacional de Cultura, do Ministério do Turismo.

Fonte: Assessoria CSF

Além de obter a melhor resolução de imagens, tecnologia utilizada na digitalização possibilita correções
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet