Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

“Intensivismo em Silva Freire” é tema da terceira live da série “Conversas ao pé do cajueiro”

12/12/2022 às 16:53


O canal do Youtube da Casa Silva Freire exibe nesta quarta-feira (14.12), a partir das 19h30, a terceira live da série “Conversas ao pé do cajueiro”.  A escritora Cristina Campos e o doutor em literatura Isaac Newton de Almeida Ramos discutem o tema com mediação da professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral.

A live integra a nova programação da Casa Silva Freire, uma das instituições vencedoras do edital Rede Pontos de Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

"O Intensivismo foi um movimento literário precursor da Poesia Concreta e de outras manifestações de vanguarda. Surgiu em Cuiabá, no início da década de 1950 e seu mentor foi Wlademir Dias Pino. Participaram com ele, inicialmente, Benedito Sant’Ana da Silva Freire, Rubens de Mendonça e Othoniel Silva", explica Larissa Silva Freire, coordenadora da Casa Silva Freire.

Além dos 12 programas “Conversas ao pé do cajueiro”, planejados para ocorrer mensalmente, a Casa Silva Freire oferece ainda uma série de visitas escolares guiadas e oficinas de formação.  

Localizada na Rua Cândido Mariano, 707, Centro Norte de Cuiabá, a Casa de Cultura Silva Freire abriga acervo de imensurável valor, com boa parte da produção cultural do poeta Silva Freire, coleção literária (com muitos textos inéditos), fotos, documentos, áudios,vídeos e objetos pessoais, que logo estarão totalmente disponíveis ao acesso público e gratuito.

Ponto de Cultura integrante da Rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso, a Casa de Cultura Silva Freire, fundada em 8 de abril de 2010, é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire e a produção do movimento Intensivismo e Poema//Processo, por meio da promoção e incentivos à cultura, educação, literatura, arte e ciências no Estado de Mato Grosso.

Fonte: Da Assessoria com Secel-MT

“Intensivismo em Silva Freire” é tema da terceira live da série “Conversas ao pé do cajueiro”
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet