Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Transição de Cuiabá para metrópole é tema de conversa pautada pela obra de Silva Freire

26/03/2023 às 21:29

A série “Conversas ao pé do cajueiro”, que conecta pesquisadores e entusiastas da obra de Silva Freire, segue nas discussões permeadas pelas questões da urbanidade. Dessa vez, com foco na arquitetura de Cuiabá. “A crítica à metrópole em Silva Freire e suas conexões com as questões urbanas contemporâneas” é o tema do sexto encontro.
 
Sob mediação da filósofa Maurília Valderez, a nova edição ocorre nesta terça-feira (28), às 17h, na Casa de Cultura Silva Freire. No formato de um bate-papo descontraído, o encontro é transmitido em tempo real pelo YouTube e dessa forma, pode ser assistido em qualquer tempo.
 
Tendo como base o poema de Silva Freire, “Cuiabá, ou a transição global de si mesma”, a arquiteta e ceramista Ludmila Brandão e o arquiteto José Antônio Lemos e Ludmila Brandão trocam suas impressões. Eles são movidos a refletir sobre em que medida as críticas de Silva Freire oferecem caminhos para pensar as questões urbanas da atualidade.
 
Por meio do pensamento poético Silva Freire desperta a criticidade do leitor para as transformações da cidade rumo a um modelo de grandes metrópoles, pautadas pelas necessidades do capitalismo. O poeta  manifesta em seus versos a preocupação acerca dos impactos que advêm de um modelo econômico que avança para o século 20, baseado na nova fronteira agrícola brasileira.
 
Silva Freire percebeu que a urbanização desenfreada foi alterando os modos de ocupação da cidade, de uma maneira que os espaços considerados de lazer e de uma boa conversa foram se restringindo com o avanço dos prédios. Inerentemente, as vivências nos quintais foram se diluindo. A afetividade foi se perdendo.
 
Dessa forma, Silva Freire chama a atenção dos cidadãos para um modo de habitar a cidade que tenha como referências os valores e tradições da cuiabania  e não apenas os interesses da urbanização instaurados pela  metrópole.
 
Lives, visitas guiadas e oficinas
 
 “Conversas ao pé do cajueiro” é mais uma das ações do ponto de cultura Casa de Cultura Silva Freire. Além das 12 lives mensais, o espaço cultural localizado no Centro Histórico oferta visitas escolares guiadas e oficinas de formação.  

Localizada na Rua Cândido Mariano, 707, Centro Norte de Cuiabá, a casa abriga acervo de imensurável valor, com boa parte da produção cultural do poeta Silva Freire, coleção literária (com muitos textos inéditos), fotos, documentos, áudios, vídeos e objetos pessoais, que logo estarão totalmente disponíveis ao acesso público e gratuito.

Ponto de Cultura integrante da Rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso, a Casa de Cultura Silva Freire, fundada em 8 de abril de 2010, é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire e a produção do movimento Intensivismo e Poema//Processo, por meio da promoção e incentivos à cultura, educação, literatura, arte e ciências no Estado de Mato Grosso.

Fonte: Da Assessoria

Transição de Cuiabá para metrópole é tema de conversa pautada pela obra de Silva Freire
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet