Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Live relembra poema de Silva Freire em homenagem a Cuiabá

28/04/2023 às 07:38

“Cidade-coração-carícia”, esse era um dos nomes carinhosos que o poeta Silva Freire usava para se referir à querida Cuiabá. Ele também chamava a cidade de “pátria do meu coração” e quando assinava seus croni-contos, utilizava a expressão “bom clima de Cuiabá”. 

Tudo na cidade o encantava, mas principalmente, a história e patrimônio cultural, por tantas vezes exaltados em suas obras. Esse é o tema da live “Conversas ao pé do cajueiro”, que homenageia a capital mato-grossense, nos seus 304 anos. A conversa será realizada no dia 28 de abril, a partir das 17h e transmitida em tempo real no canal oficial da Casa de Cultura Silva Freire no YouTube. No mesmo canal, é possível conferir todas as edições anteriores. 

Assim como em outras conversas, um poema de Silva Freire é ponto de partida. Desta vez, é o “Meu chão... Pássaro Implume”, uma de suas principais obras, na qual exalta as sutilezas da cidade perceptíveis aos olhos do poeta. Da prosa mediada pela professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral participam como convidadas a arquiteta Mária Bárbara, mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Iphan, Ana Vittori Frigeri, arquiteta urbanista, e a professora doutora em arquitetura Doriane Azevedo. 



Uma história de amor

Benedito Sant'Anna da Silva Freire nasceu no dia 20 de setembro de 1928, em Porto de Fora, vila próxima à Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger (MT). Mas ele foi  registrado em Cuiabá, onde viveu e faleceu no dia 11 de agosto de 1991, aos 62 anos. Foi advogado, jornalista cultural, poeta de vanguarda e professor titular do Departamento de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Colaborou para a formação cultural brasileira e para história política, educacional e literária mato-grossense, tendo sido preso e cassado em seus direitos políticos pela ditadura militar.

O poeta Silva Freire morou durante a infância e adolescência em uma casa no entorno da Praça da Mandioca situada à rua Pedro Celestino (Rua de Cima) esquina com a Travessa 12 de outubro.  

Serviço

Casa Silva Freire apresenta live “Conversas ao pé do cajueiro”
Sexta-feira, 28 de abril, às 17h 
No canal do youtube/@casasilvafreire

Fonte: Da Assessoria

Live relembra poema de Silva Freire em homenagem a Cuiabá
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet