Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Casa Silva Freire oferece oficina de escrita nesta quinta-feira (17)

15/08/2023 às 12:19

O Núcleo de Experimentação em Escrita Intensivista “Silva Freire Machina” oferece nesta quinta-feira (17.08), na Casa Silva Freire, a partir das 13h30, à oficina “Observar e Escrever”, com o escritor Caio Ribeiro. A atividade é gratuita e faz parte da Programação 2023 da CSF, que também oferece uma série de lives mensais, visitas guiadas e oficinas de formação. 

A partir da leitura do texto de Horace Minner, as pessoas participantes terão uma pequena introdução a antropologia, e verão, em essência, o poder da observação e da escrita. 

“Assim, a partir de poemas em que Silva Freire retrata o falar cuiabano, iremos refletir sobre uma provocação de Roberto Da Matta junto a elementos do Intensivismo: ‘De tal modo que vestir a capa de etnólogo é aprender a realizar uma dupla tarefa que pode ser grosseiramente contida nas seguintes fórmulas: a) transformar o exótico no familiar e/ou b) transformar o familiar em exótico’”, adianta Caio Ribeiro. 

O Núcleo de Experimentação em Escrita Intensivista “Silva Freire Machina” é um apêndice do programa educativo da Casa Silva Freire, conduzido pelo artista Caio Augusto Ribeiro, que busca fomentar e provocar a escrita de textos alinhados com o Intensivismo, vanguarda literária mato-grossense fundada em 1951 por Wlademir DiasPino e outros poetas, a exemplo de Silva Freire. 

“O objetivo do grupo é incentivar uma produção contemporânea do Intensivismo, agora com mais recursos tecnológicos disponíveis para potencialização dos poemas e do próprio conceito de Intensivismo, cuiabania e literatura”, destaca Caio. 

Ponto de Memória

Agora, além de Ponto de Cultura, a Casa de Cultura Silva Freire também é Ponto de Memória pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).

“Esse reconhecimento abrange não só a família e a equipe atual da Casa Silva Freire, mas também artistas, professores, advogados, amigos, admiradores e leitores de Silva Freire que colaboraram para a divulgação de sua literatura”, destaca Larissa Silva Freire, coordenadora da CSF.


Para além de divulgar a obra de Silva Freire, a CSF tem o objetivo de preservar costumes e tradições da cuiabania, patrimônio material e imaterial, bem como o próprio Silva Freire fazia quando escrevia seus artigos, poemas e contos.

Localizada na Rua Cândido Mariano, 707, Centro Norte de Cuiabá, a Casa de Cultura Silva Freire abriga acervo de imensurável valor, com boa parte da produção cultural do poeta Silva Freire, coleção literária (com muitos textos inéditos), fotos, documentos, áudios, vídeos e objetos pessoais, boa parte desse acervo já disponível ao acesso público e gratuito.

A Casa de Cultura Silva Freire, fundada em 8 de abril de 2010, é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire e a produção do movimento Intensivismo e Poema//Processo, por meio da promoção e incentivos a cultura, educação, literatura, arte e ciências no Estado de Mato Grosso.

Fonte: Da Assessoria

Casa Silva Freire oferece oficina de escrita nesta quinta-feira (17)
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet