Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Casa Silva Freire abre inscrição para oficina de produção de poemas a partir de sinais gráficos

31/08/2023 às 11:13

O programa educativo da Casa Silva Freire realiza o último encontro da série de oficinas “Silva Freire Machina" no dia 14 de setembro, das 13h30 às 17h30. Na quarta edição, titulada “Grafologias”, textos de Theodor W. Adorno se entrelaçam aos poemas de Silva Freire.

O escritor Caio Augusto Ribeiro é quem idealizou a série de atividades realizadas mensalmente, desde o mês de junho. Ele explica que os participantes serão provocados a olhar fontes, letras e sinais gráficos como imagens totais, a fim de extrair deles, grafismos e experimentações.

“Vamos lançar um olhar minucioso sobre esses e outros instrumentos de diagramação, além das teclas da máquina de escrever. Como exercício, vamos construir poemas que explorem as fontes e sinais gráficos com parte central do texto”, adianta.

As inscrições para a atividade podem ser efetivadas via formulário online (acesse aqui) e são gratuitas. “Para participar, basta ter curiosidade, papel e caneta”, estimula Caio.

Escrita Intensivista

É Caio quem conduz o Núcleo de Experimentação em Escrita Intensivista “Silva Freire Machina”, que é mais uma frente do programa educativo da Casa Silva Freire. O artista foi movido pelo propósito de fomentar e provocar a escrita de textos alinhados com o Intensivismo, vanguarda literária mato-grossense fundada em 1951 por Wlademir DiasPino e outros poetas, a exemplo de Silva Freire.

Segundo ele, o objetivo do núcleo é incentivar uma produção contemporânea do Intensivismo, agora com mais recursos tecnológicos disponíveis para potencialização dos poemas e do próprio conceito de Intensivismo, cuiabania e literatura.

O escritor dedica-se ao estudo da obra de Silva Freire e realiza um trabalho de animação cultural pela preservação da memória desse que é um dos expoentes do Intensivismo. Foi assim que ele criou o termo “escrita intensivista”.
 
“É um conceito que carrega um simbolismo duplo. Se por um lado popularizaram-se as ‘oficinas de escrita criativa’ – cujo nome para mim não faz sentido, já que ‘toda escrita é criativa’ – por outro, o Intensivismo deixou muitas dúvidas sobre como seria a sua ‘inscrição’”.

Caio explica que para se entender o Intensivismo é preciso diferenciar “escrita de inscrição. É assim que surge o conceito de “escrita intensivista”. “Este, busca contextualizar as pessoas participantes do que foi o movimento intensivista em MT e trabalhar encontros de oficinas com técnicas de escrita baseadas nos poemas de Silva Freire, Wlademir Dias-Pino entre outros poetas. A escrita intensivista é um percurso pelas letras, mas não para aprender a escrever poemas, mas para, talvez, aprender a desescrevê-los”, provoca o escritor.

Durante o percurso, Caio estimulou a escrita em várias dimensões, estimulou a criatividade com a utilização de técnicas como blecaute, recorte e interferência e também propôs a produção de poemas/textos.
Por fim, a proposta é a construção de poemas a partir de letras e sinais gráficos.

Fonte: Da Assessoria

Casa Silva Freire abre inscrição para oficina de produção de poemas a partir de sinais gráficos
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet