Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Educação Patrimonial com crianças é tema de oficinas na Casa Silva Freire

03/11/2023 às 10:43

Pensar a relação das crianças com o patrimônio material e imaterial de Cuiabá, é o tema central do projeto "Educação Patrimonial COM crianças", voltado para a formação agentes culturais. Em formato de oficinas, o projeto é promovido pela Casa Silva Freire. Os encontros acontecerão aos sábados pela manhã, com início no próximo sábado (04/11). As oficinas terão início sempre às 8h30, na sede da Casa Silva Freire, que fica na Rua Cândido Mariano, 707, no Centro de Cuiabá.

Com abertura no dia 04/11, a programação segue nos dias 11/11, 18/11, 25/11 e 02/12. Além da formação para os mediadores culturais, o projeto prevê também a participação das crianças no dia 02/12, no encerramento do projeto. O resultado da oficina será exibido em uma exposição no mesmo dia.

Por meio da perspectiva participativa, as oficinas visam enriquecer o debate sobre o desenvolvimento infantil como processo cultural, articulado aos estudos sobre memória social e produção de identidades sociais. "É um projeto que vai propiciar que se expanda a quantidade de pessoas que compartilham essa perspectiva da participação com crianças na educação patrimonial. Formar mediadores culturais que trabalhem nessa chave é muito importante", aponta Larissa Freire Spinelli, coordenadora-geral da Casa Silva Freire.

O projeto também é ancorado no olhar do poeta Silva Freire sobre os diferentes modos de ser e estar em Cuiabá e os tensionamentos hegemônicos e contra-hegemonicos que inscrevem as narrativas sobre a cidade e o Centro Histórico. "Silva Freire traz na sua obra a valorização da memória social e do patrimônio mateiral e imaterial, mas sem ficar preso ao passado", completa Larissa.

Diferencial da metodologia

O projeto dialoga com outras ações já promovidas pela instituição, a exemplo dos projetos "Cribiás, crianças sabidas" e "Cribiás 300+: por uma educação patrimonial toda nossa", cujos conceitos são baseados na metodologia participativa, apontada como diferencial do projeto, que visa ainda a produção de novas narrativas no interior do diálogo intergeracional. 

"Nesses encontros vamos debater e experienciar sobre a importância dos adultos vivenciarem seus processos autorais para que autorizem as crianças em seus processos criativos", indica Daniela Freire, coordenadora do Núcleo Cultura, Crianças e Infâncias da Casa Silva Freire.

Para isso, a abordagem prevê o uso de narrativas encorajadoras, cujo conceito  - trazido por Daniela Freire, que também é vinculada ao Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância da Universidade Federal de Mato Grosso (GPPIN/UFMT) - prevê uma proposta que não seja fechada, mas encoraje os participantes a dialogarem e construirem novas narrativas.

Também integram a equipe os palestrantes e monitores Érica Teibel, Iury Alves, Laura Joana Castro Zulke, Ana Carolina de Oliveira Pantaleão, Mardim Pires do Nascimento, Elisa de Arruda e Silva e Beatriz Durante Andrade.

O projeto é uma realização Núcleo Cultura, Crianças e Infâncias da Casa Silva Freire, com incentivo da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via edital Viver Cultural.

Fonte: Da Assessoria

Educação Patrimonial com crianças é tema de oficinas na Casa Silva Freire
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet