Abril é um mês especial. Ao longo de seus 30 dias são comemoradas oficialmente quatro datas importantes. São elas: Dia Internacional do Livro Infantil (02/04), Dia da Biblioteca (09/04), Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e, por fim, o Dia Mundial do Livro celebrado em 23/04. Para celebrar essas datas e celebrar o mês, a Casa Silva Freire traz temas relacionados ao poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire, ávido leitor, e ao mundo da leitura.
-
Livros que antes pertenciam ao acervo pessoal do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire e doados após o falecimento do autor, em 1991, ajudaram a fundar a biblioteca do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). A identificação foi concluída no início do primeiro semestre de 2024 e constatou 1.430 títulos do acervo pessoal do poeta que hoje integram a Biblioteca Silva Freire, que homenageia o escritor.
O processo de doação foi iniciado por Leila Freire, viúva de Silva Freire. “Toda vez que viajávamos Freire comprava dez livros de uma vez. Com a morte dele, não sabia o que fazer com tanto livro. Eles terem ido para Univag foi um dos melhores destinos que poderiam ter. Deu bom uso e faz com que a marca de Freire perdure”, afirma.
Foi o trabalho (quase incansável) de Jocemiro Gonçalo de Araújo, que ajudou a identificar os livros doados pela família de Silva Freire. Colaborador da Univag, o funcionário passou quase 1 ano analisando minuciosamente o acervo da biblioteca que conta com 100 mil títulos.
“Tarefa minuciosa, mas ao mesmo tempo muito gratificante”, afirma Jocemiro, lembrando que identificou – entre outros temas – obras de literatura, medicina legal e da área jurídica. “São livros clássicos. Achamos uma coletânea de Jorge Amado, outra de Rui Barbosa e títulos com dois, três exemplares”, completa.
A maior parte dos livros foi identificada a partir da assinatura de Silva Freire na folha de rosto. “Alguns títulos não tinham essa marca, mas ainda assim conseguimos identificar a partir de outras informações, a exemplo de dedicatórias para Silva Freire”, explica Douglas Rios, bibliotecário na Univag.
O trabalho de identificação permitiu também que os livros ganhassem novas etiquetas. Por se tratar do acervo pessoal do poeta, as obras foram classificadas como clássicas, sendo disponibilizadas apenas para consulta na biblioteca.
Além da Biblioteca Silva Freire, o Arquivo Público de Mato Grosso recebeu doações da biblioteca pessoal de Silva Freire. A instituição recebeu obras da área do Direito e peças de processos jurídicos das quais Freire atuou como advogado.
A Casa Silva Freire
No Centro Histórico de Cuiabá, A Casa Silva Freire abre de segunda a sexta-feira, de 13h às 18h, para visitações com atividades mediadas à exposição que apresenta um recorte da vida e obra de Silva Freire e ao Centro de Documentação que abriga o Acervo Silva Freire (CPDOCSF). As visitas podem ser agendadas pelo telefone (65) 2129-6002 ou pelo e-mail agendamento@casasilvafreire.org.br. A Casa Silva Freire fica na Rua Cândido Mariano, n. 707, no Centro Histórico de Cuiabá.
Ponto de Cultura e Ponto de Memória reconhecida pelo IBRAM, a Casa Silva Freire oferece atividades mensais gratuitas por meio do programa educativo e de uma programação cultural permanente. Fundada em 8 de abril de 2010 é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta por meio da promoção e incentivo à cultura, educação, literatura, arte e ciências em Mato Grosso.
Fonte: Da Assessoria