Em episódio especial, a série Conversas ao pé do cajueiro – programa mensal realizado pela Casa Silva Freire – será transmitido ao vivo diretamente do Sesc Pantanal, em Poconé. O encontro acontece na quarta-feira (26), às 17h, e pode ser acompanhado no canal da CSF no Youtube. Para assistir acesse clicando
aqui.
Para o episódio especial, a professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral – mediadora do bate-papo – recebe o Sr. Dito Pinto mestre da cultura popular poconeana, tocador de viola de cocho e membros da Academia Lítero-Cultural Pantaneira (Acadepan).
Mensalmente o programa discute as interferências da crise climática no âmbito da cultura e a perda dos elementos que torna singular os modos de ser e habitar a cidade de Cuiabá e da Baixada Cuiabana.
Nos encontros, os variados temas são discutidos à luz do pensamento crítico e da produção poética de Benedito Sant’Ana da Silva Freire e de outros pensadores. “Em sua produção literária e jornalística, Silva Freire apontava as mudanças que estavam acontecendo na cidade e, de certa forma, nos alertando para as consequências perigosas não só das perdas no âmbito cultural, mas também para condições de vida”, cita Valderez.
O poema/reportagem “Chão/Terra/Pasto”, de Silva Freire, será o disparador para a conversa. Nas palavras do próprio poeta, a terra, o homem da terra, os costumes da terra e as coisas da terra encontram solução poética arrojada no poema, que também imprime um valioso e profundo estudo sociológico. Publicado em 1966, o texto é dedicado “ao lavrador, ao vaqueiro e ao pescador dêste bêirachão de Deus”.
A Casa Silva Freire
Ponto de Cultura e Ponto de Memória reconhecida pelo IBRAM, a Casa Silva Freire abriga o acervo literário do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire e a produção do Movimento Intensivismo. Fundada em 8 de abril de 2010 é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta por meio da promoção e incentivo à cultura, educação, literatura, arte e ciências em Mato Grosso.