Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Passeio pelo Centro de Cuiabá 'bate-bola' com a História Cuiabá.

25/12/2014 às 15:15

O Circuito Cultural Setembro Freire (CCSF), evento educativo-cultural que começa no próximo dia 20 e vai até dia 27, na Rua 12 de Outubro, esquina com rua Pedro Celestino, próximo da Praça da Mandioca, centro de Cuiabá, traz, como primeira atividade do dia 23, um encontro com o patrimônio. Trata-se da Oficina: Passeio no Centro Histórico: 'Bate-bola na Mandioca'. Esta ação parte da imagem de 'djunta-djunta' de crianças que, inspiradas nas inquietações de Bugrinho – apelido de infância do poeta Benedito Sant'ana da Silva Freire, homenageado do evento, põem-se rumo ao campinho do bairro, neste caso, a instalação do CCSF 2013. É o redescobrir da cidade pelo olhar das crianças.
A diretora da Casa de Cultura Silva Freire, entidade organizadora do evento, Larissa Silva Freire Spinelli, explica que, no trajeto - que será realizado com apoio do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN), Programa de Pós-graduação em Educação (IE-UFMT) sob a Coordenação da Profª Drª Daniela Freire, do Depto de Psicologia e Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT - ocorrerão algumas paradas. "A primeira será no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, depois o Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan), Beco alto e de volta à Casa Silva Freire".
O passeio ao centro histórico de Cuiabá será mediado pelos estudantes de Psicologia, Arquitetura e Música na perspectiva da Educação Patrimonial. O diálogo com crianças cidadãs continuará até o ponto final, onde ocorrerá o 'bate-bola' com o poema gOOl/ círculO azul aO sul dO azul, tema desta que é a terceira edição do evento.
A oficina, segundo Spinelli, inaugura o subprojeto 'Cuiabá das Crianças', inserido no projeto de extensão Rede de Apoio à Educação Infantil: Interfaces com a Psicologia, Pedagogia, Arquitetura e Música, no seu eixo dedicado à Educação Patrimonial.
Esta atividade é voltada a alunos do ensino fundamental e médio e acontece das 8 às 11h e das 15 às 19h de segunda-feira a sexta-feira. Serão 20 alunos por passeio e a faixa etária aceita é acima de 10 anos.
Jogam no time do Setembro Freire junto com a Casa Silva Freire: a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), as empresas BC Genera, Heitor Ribeiro Teixeira Engenharia e; Stellato Construtora e Incorporadora Ltda. Também a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Instituto Memória; as Secretarias de Estado da Copa, Educação e Trabalho,
Emprego e Assistência Social (respectivamente Secopa, Seduc e Setas); Prefeitura de Cuiabá através das secretarias de Cultura e Educação; UFMT; OAB/MT; Sesi- MT; Iphan-MT e; Ministério Público do Estado.
Também a Associação dos Moradores e Amigos da Praça da Mandioca (Amapm); Arqprojet Arquitetura e Planejamento Ltda; Rother & Spinelli Arquitetos Associados; Silva Freire & Vargas Assessoria e Advocacia; Correa da Costa Advogados; Editora Entrelinhas; Dona Lola; Águas Minerais Lebrinha, Colégio Master e Dunorte Papelaria.
 
Serviço:
O quê? Circuito Cultural Setembro Freire
Quando? 20 a 27 de Setembro
Onde? Futura sede da entidade, casa de infância do poeta, localizada no Largo da Mandioca, Centro de Cuiabá.
Horário: 8 às 22h
Programação completa do evento no site da Casa Silva Freire
 
Assessoria de Imprensa: Fruthus Comunicação
Adriana Nascimento e Alessandra Barbosa  - imprensa@casasilvafreire.org.br
Redes Sociais
www.casasilvafreire.org.br
Facebook/Casa Silva Freire
www.twitter.com/casasilvafreire

Fonte: ...

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet