Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Encerramento de evento traz shows de rock e regional e performance de Adir Sodré

27/09/2013 às 21:52

Programação do último dia do Circuito Cultural Setembro Freire acontece nesta sexta-feira na esquina das ruas 12 de Outubro com  a Pedro Celestino. Além das oficinas "Bate-bola na Mandioca", "Arte On Line", "Lambe-lambe" e "Sticker Art" durante o dia, a partir das 18h começa a parte cultural com o lançamento do Prêmio de Literatura “Benedito Sant’ana da Silva Freire” pela Assembleia Legislativa; Performance do artista visual, Adir Sodré eshows da banda de rock Billy Bown e O incrível magro de bigodes bem como de Pescuma, Henrique e Claudinho.
Confira os horários das atividades da sexta:
 
Dia 27 – 8h às 11 e das 15 às 19h
 
- Oficina: Passeio no Centro Histórico: Bate-bola na Mandioca.
Descrição: Esta oficina parte da imagem de junta-junta de crianças que, inspiradas nas inquietações de Bugrinho – apelido de infância de Silva Freire, põem-se rumo ao campinho do bairro, neste caso, a instalação do Circuito Cultural Setembro Freire 2013, situada na Esquina de Dona Janoca . No trajeto, ocorrerão algumas paradas, dentre as quais estão incluídas visitas ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Museu da Imagem e do Som (Misc), a escadaria do Beco Alto e uma casa cuiabana.  O passeio ao centro histórico de Cuiabá será mediado pelos estudantes de Psicologia, Arquitetura e Música na perspectiva da Educação Patrimonial. O diálogo com crianças cidadãs continuará até o ponto final, onde ocorrerá o bate-bola com o poema gOOl/ círculO azul aO sul dO azul... A oficina inaugura o subprojeto Cuiabá das Crianças, inserido no projeto de extensão Rede de Apoio à Educação Infantil: Interfaces com a Psicologia, Pedagogia, Arquitetura e Música, no seu eixo dedicado à Educação Patrimonial.
Público: alunos do ensino fundamental e médio.
Horário: das 08h00 às 11h00 / das 15h00 às 19h00.
Frequência: de segunda-feira a sexta-feira.
Nº de participantes: 20 por passeio.
Faixa etária: acima de 10 anos.
Realização: Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN), Programa de Pós-graduação em Educação (IE-UFMT).
Coordenação: ProfªDrª Daniela B. S. Freire Andrade – Depto de Psicologia e Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT.
 
Dia 27 - das 8 às 11h e das 14 às 17h
 
- Oficina: Arte online – conteúdo perpétuo.
Descrição: O acesso/pesquisa na internet virou geladeira; não podemos viver sem eles. Aceleram nossas decisões e o mundo gira mais rápido. É importante aproveitar as ferramentas disponíveis na rede para a publicação de mídias online, otimizar a busca e ganhar. Mas conseguir o que se procura nem sempre é fácil. O que fazer com tanto conteúdo disponível?  Observando a linha pedagógica do evento, o foco desta oficina será a cidade. Cada participante trará o resultado das buscas em vídeo produzido na oficina. Vamos procurar Cuiabá na internet e cada um apresentará sua expressão artística.  A oficina desperta o indivíduo para as ferramentas disponíveis na rede. Em um encontro de três horas, o participante desenvolverá imagens para um vídeo coletivo, a ser posteriormente compartilhado na internet.
Público: alunos do ensino fundamental e médio, e público interessado.
Nº de participantes: 20.
Faixa etária: acima de 12 anos.
Coordenação: Luís Antonio Segadas – artista visual com vivência em design gráfico, artes plásticas e domínio de ferramentas e processos digitais.
 
 
Dia 27 – das 8 às 11h
 
Oficina: Lambe-Lambe Setembro Freire.
Descrição: Nesta oficina, serão produzidos pôsteres utilizando várias técnicas de produção, como pintura de cartas a mão livre, xerox, estêncil, serigrafia e xilogravura. Todos os participantes conhecerão as diversas possibilidades de produção de lambe-lambe. Não haverá tempo para produzir as matrizes nos casos da serigrafia, xilogravura e do estêncil, no entanto poderão utilizar os moldes prontos dessas técnicas para produzir os cartazes; também aprenderão técnicas alternativas de gravura utilizando isopor, papelão e farão pinturas à mão livre com tinta e pincéis.
Público: alunos do ensino fundamental e médio, e público interessado.
Nº de participantes: 15.
Faixa etária: 12 a 18 anos.
Coordenação: Cleiton Soares - artista urbano e trabalha com graffiti em Cuiabá.
 
Dia 27 – das 14 às 17h
 
Oficina: Sticker Art no Setembro Freire
Descrição: Esta oficina apresenta uma modalidade de arte urbana que se utiliza do adesivo vinil.  A StickerArt é uma manifestação da arte pós-moderna, criada na década de 1990 por grupos urbanos ligados à cultura alternativa. O trabalho pode ser realizado com o propósito de transmitir uma mensagem ou pelo simples prazer de enfeitar a rua expondo seu gosto ou ponto de vista no alto de um poste, no final de uma placa ou até mesmo no pé de um muro.  Os participantes aprenderão sobre a história da StickerArt e artistas que utilizam esta técnica. Como resultado da oficina, confeccionarão os seus próprios adesivos.                                                                                                                                                                                      
Público: alunos do ensino fundamental e médio, e público interessado.
Nº de participantes: 20.
Faixa etária: acima de 12 anos.
Coordenação: BabuSeteoito – artista urbano e trabalha com graffiti em Cuiabá.
 
 
Dia 27 – 18h
 
Solenidade de encerramento com:
 
- Lançamento do Prêmio de Literatura “Benedito Sant’ana da Silva Freire” pela Assembleia Legislativa
- Performance do artista visual, Adir Sodré
- Show da banda de rock Billy Bown e O incrível magro de bigodes
- Show com Pescuma, Henrique e Claudinho 

Fonte: Adriana Nascimento - Fruthus Comunicação

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet