Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire prepara o campo para o ‘gOOl’

10/09/2013 às 22:02

O campo onde vai funcionar futuramente a sede física da Casa de Cultura Silva Freire está quase pronto para a bola do Circuito Cultural Setembro Freire (CCSF) rolar redonda entre os próximos dias 20 e 27. O preparo do local dessa ótima jogada em pról da educação e cultura tem o apoio financeiro da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e das empresas BC Genera, Heitor Ribeiro Teixeira Engenharia e; Stellato Construtora e Incorporadora Ltda. O local é a antiga casa da infância do poeta Benedito Sant’ana da Silva Freire, localizada na Rua 12 de Outubro, esquina com rua Pedro Celestino, próximo da Praça da Mandioca, centro de Cuiabá.
No dia 20, às 20h, acontece a abertura oficial e vão entrar em campo artistas, poetas e músicos cuiabanos, numa homenagem ao saudoso poeta. Entre eles: Avelino Tavares, Eliete Maia, Maria da Glória Albués, Luiz Carlos Ribeiro, Lúcia Palma, Gentil Bussiki e Wanda Marchetti entre outras atrações da noite que terá o formato de um Sarau.
Do dia 21 ao dia 27, farão parte do espetáculo, oficinas diversificadas voltadas para o público estudantil. A primeira delas é a de Literatura voltada a professores, realizadas pelo grupo de Estudos de Filosofia e Formação do Programa de pós-graduação em Educação – IE-UFMT. Contando também com o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância, com o Instituto de Ciências Exatas e da Terra e as Faculdades de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia com o Departamento de Arquitetura e Urbanismos.
Outras atividades imperdíveis são as oficinas de arte digital ‘Arte on line – conteúdo perpétuo’, com o craque Luís Segadas; de fotografia, com os fotógrafos-técnicos Rai Reis e José Medeiros que vão lapidar olhares sobre personagens da praça da Mandioca e da Arquitetura do Centro Histórico.
Também convocados para reforçar o time do CCSF os grandes craques da arte, em suas categorias: Marcelo Velasco; Luiz Segadas; Babu 78; Amarelo; e Eduardo Ferreira.
Ao todo nove oficinas estão programadas para o período de comemorações do Setembro Freire 2013 que tem o poema ‘gOOl’ como tema. São atividades educativas tendo como sala de aula a cidade como a Oficina ‘Bate-bola na Mandioca’, que prevê um passeio pelo Centro Histórico com guia do Iphan.
Aos professores são direcionadas as Oficinas ‘Da literatura intensivista ao poema processo’ e ‘Bifurcações na formação de professores’.
Haverá ainda Oficinas de: Lambe-Lambe Setembro Freire; Sticker Art; Expressão gráfica e; Do poeta à poesia. Os 45 segundos do segundo tempo, no dia 27, haverá encontro de artistas e moradores da Mandioca e intervenção teatral cênico musical: Andarilhos das Estrelas, do grupo Tibanaré. E também o lançamento do prêmio de Literatura ‘Benedito Sant’ana da Silva Freire’, organizado pela Assembleia Legislativa.
Ajudam a tocar a bola do jogo literário também o Instituto Memória; Secretarias de Estado da Copa, Educação e Trabalho, Emprego e Assistência Social (respectivamente Secopa, Seduc e Setas); Prefeitura de Cuiabá através das secretarias de Cultura e Educação; UFMT; OAB/MT; Sesi- MT; Iphan-MT e; Ministério Público do Estado.
E, na torcida, incentivando o evento para o sucesso estão os apoios culturais da: Associação dos Moradores e Amigos da Praça da Mandioca (Amapm); Arqprojet Arquitetura e Planejamento Ltda; Rother & Spinelli Arquitetos Associados; SF & V Assessoria e Advocacia; Correa da Costa Advogados; Editora Entrelinhas; Dona Lola; Águas Minerais Lebrinha, Colégio Master e Dunorte Papelaria.
Serviço:
O quê? Circuito Cultural Setembro Freire
Quando? 20 a 27 de Setembro
Onde? Futura sede da entidade, casa de infância do poeta, localizada no Largo da Mandioca, Centro de Cuiabá.
Horário: 8 às 22h
Programação completa no site da Casa Silva Freire
 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa: Fruthus Comunicação

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet