Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

ALMT lança prêmio Silva Freire para descobrir novos escritores

07/09/2013 às 22:12

 
Este ano, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) marca um golaço entrando como parceiro institucional do Circuito Cultural Setembro Freire (CCSF), evento educativo-cultural que acontece entre os dias 20 e 27 de setembro, nas proximidadas da Praça da Mandioca. O último dia do evento será marcado por ação na ALMT onde será lançado o prêmio literário que leva o nome do poeta Benedito Sant’ana da Silva Freire. A Resolução que prevê o prêmio é de autoria do deputado Mauro Savi (PR).
 
A premiação consiste em revelar as melhores obras literárias, dos autores, de acordo com cada categoria: romance, contos, poesia, crônicas e didáticas. Todos os exemplares inscritos no concurso não serão devolvidos e passarão a fazer parte da Biblioteca da Escola do Legislativo “Deputado Oscar da Costa Ribeiro”. O primeiro lugar recebe o “Troféu BENEDITO SANT’ANA DA SILVA FREIRE”, e uma tiragem impressa de mil exemplares da obra.  E o segundo e terceiro lugares recebem o “Diploma BENEDITO SANT’ANA DA SILVA FREIRE”, e a tiragem impressa de cada obra.
 
Vale lembrar que a ALMT sempre esteve ao lado da disseminação da obra do poeta valorizando a cultura cuiabana. Exemplo disso é que a AL também homenageou o poeta na primeira edição, em 2008, quando o deputado Guilherme Maluf propôs - e teve aprovada - a lei 8.906, que institui o dia 20 de setembro (data de nascimento de Freire) como o Dia do Poeta Mato-grossense.
 
Mas, como um jogador não ganha taça sozinho, além da ALMT, também fazem parte desse ‘time’ o patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Cultura, através do Programa de Apoio à Cultura (Proac); a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, a BC Genera; Heitor Ribeiro Teixeira Engenharia ; Stellato Construtora e Incorporadora Ltda.
 
Foram convocados ainda a dar força a este jogo os parceiros institucionais: Instituto Memória; a Secretaria de Estado de Educação; Prefeitura de Cuiabá através das secretarias de Cultura e Educação; UFMT através da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência e com a participação dos grupos de pesquisa GPPIN e EFF; OAB/MT; Sesi- MT; Iphan-MT e; Ministério Público do Estado.
 
Na torcida incentivando o evento para o sucesso estão os apoios culturais: Associação dos Moradores e Amigos da Praça da Mandioca (Amapm); Arqprojet Arquitetura e Planejamento Ltda; Rother & Spinelli Arquitetos Associados; SF & V Assessoria e Advocacia; Correa da Costa Advogados; Entrelinhas Editora; produtora Dona Lola; Águas Minerais Lebrinha, Colégio Master e Dunorte Papelaria.
 
Serviço:
 
O quê? Circuito Cultural Setembro Freire
 
Quando? 20 a 27 de Setembro
 
Onde? Futura sede da entidade, casa de infância do poeta, localizada nas proximidades do Largo da Mandioca, Centro de Cuiabá.
 
Horário: 8 às 22h
 
 

Fonte: Fruthus Comunicação

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet