Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Coletivo à Deriva tem participação da Casa Silva Freire

24/05/2012 às 22:29

A Casa Silva Freire (CSF) marcou presença em mais uma edição do Movimento "Coletivo à Deriva", que aconteceu no último dia 19 de maio, a partir da praça da Mandioca, no Centro de Cuiabá. A participação se deu pela diretora da CSF, Larissa Freire, que faz questão de representar a entidade nesse movimento pelo fato de a praça da qual parte o Coletivo estar intimamente ligada com a história do poeta Benedito Sant'anna da Silva Freire.
O Coletivo foi idealizado pela professora da UFMT, Maria Thereza Azevedo e tem como objetivo sacudir o cotidiano cada vez mais quente no clima e cada vez mais frio nas relações humanas entre as pessoas e delas para com a cidade.Desde o seu início, trabalhando com os temas ARTE E CIDADE, no ECCO da UFMT, Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea na cidade de Cuiabá em 2009, com o projeto Porto à deriva em parceria com o SESC Arsenal o Coletivo é um braço das experiências do Grupo de Pesquisas Artes Híbridas, intersecções, contaminações transversalidades. Assim, muitas pessoas da cidade de Cuiabá de várias idades e origens, participam do Coletivo à deriva.
A ideia do Movimento se transportar da UFMT para a Praça da Mandioca foi sugestão de Larissa. Ela conta que, além de o local ser onde morou na infãncia o poeta Silva Freire e local onde será erguida a casa real da CSF em breve, também acha importante movimentar o centro histórico uma vez que a beleza de suas ruas tortas e o colorido de seus casarões antigos fica esquecido a maior parte do tempo pelos que passam pelo local apressados com os afazeres diários. "O Coletivo é um momento em que podemos sentir a cidade e vemos realmente a necessidade dela voltar a fazer jus ao apelido de Cidade Verde", explica. Faltam sombras à capital, por isso as sombrinhas viraram símbolo do Coletivo. Quem quiser participar do grupo e passear de sombrinha pela cidade pode achar o grupo no Facebook e ficar sabendo quando será a próxima intervenção.
Foto: Todo o Coletivo em plena avenida da Prainha querendo sombras para Cuiabá e tirar das 'sombras' o Centro Histórico  

Fonte: Fruthus Comunicação

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet