Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Casa Silva Freire: cinco anos caminhando e fazendo história!

08/04/2015 às 13:50

Há exatos cinco anos era criada a Casa de Cultura Silva Freire. De lá para cá a entidade, formada pela família e amigos do poeta Benedito Sant'Ana da Silva Freire e também por  produtores culturais, artistas, escritores e pesquisadores para preservar e divulgar a obra do escritor às futuras gerações, tem dado muito certo.

Este ano a entidade está mais fortalecida e realiza, além da quarta edição do Setembro Freire em 2015, um calendário de eventos e ações que colaboram para a produção de sentidos relativos ao Centro Histórico e região da Mandioca e se volta para o cuidado com acervo literário do poeta Silva Freire, na medida em que se consolida como uma instituição cultural. 

O próximo evento acontece no neste sábado (11), "Arte e Cultura na Mandioca", uma ação coletiva entre a Casa Silva Freire, o Gran Bazar PAC e o Bendito Mercado no entorno da Praça da Mandioca com atrações que vão de música a artes plásticas passando por quadrinhos, poesias, contação de histórias, comida boa e muita literatura. A ação acontece das 9 às 00h30. E que venham muito mais atividades por aí:

Conheçam abaixo a programação completa deste sábado:

Na Casa de Cultura Silva Freire:
Das 9 às 18h
*Projeto Inclusão Literária
Atua nas ruas, vilas e comunidades rurais, periferias, escolas, assentamentos, quilombolas, shoppings, feiras livres da capital e interior. Nestes lugares o projeto sempre tem contribuído com o acesso gratuito a leitura de livros, revistas, jornais, além das atividades lúdicas do teatro e da música. O foco está nos jovem, estudantes ou não, professores, em especial os de literatura, com o intuito de despertar as várias formas de se ver o livro, por meio de discussões, interpretações de textos, oficinas de redação, noções básicas de como se faz um livro, desde o pensamento do autor até a sua impressão, inclusive com palestras de escritores, editores e livreiros. Os pontos de leitura constam de uma pequena biblioteca (baú mágico) para acesso de todos.
As ações são continuadas, onde é estabelecido um primeiro contato e uma série de atividades, portanto, as bibliotecas criadas pelo Inclusão Literária tem assistência permanente para troca de livros e inserção de novos programas.
 
* Feira de livros
Das 9 às 19h
Stands de editoras, livrarias, sebos.
 
* Oficina AutoCaricatura com Luis Segadas
Das 9h às 12h
A caricatura se esconde nos rostos construídos e tentar desenhá-la  é um reolhar. Olhar novamente para si é o exercício que busca na oficina "Autocaricatura", olhar para a própria feição, para as linhas faciais que nos atualizam perante o mundo e tentar entender este funcionamento. A oficina promove o encontro criativo e a vivência do desenho para qualquer pessoa que qualquer idade
 - Cada participante deverá trazer um espelho, papel ou qualquer outro suporte e canetas de várias cores.
 
*Espetáculo: “Lendas de Cuiabá em terras de Silva Freire”
Duração: 60 minutos
Horário: 9h30
Em comemoração ao aniversário de Cuiabá, a narradora de histórias Alicce Oliveira apresenta a proposta de realização do espetáculo de contação de histórias “Lendas de Cuiabá em Terras de Silva Freire”.
Há muito tempo ouve-se falar nas histórias, causos e lendas que povoam a memória dos povos ribeirinhos e de várias comunidades de Cuiabá; presença de monstro em forma de serpente, seres fantásticos. causos de pescadores e em especial algumas lembranças do menino chamado ‘Bugrinho’ figura ilustre da nossa cidade, todas estas histórias serão condutoras da narrativa que será apresentada ao público presente, no Projeto ‘Arte e Cultura na Mandioca’, valorizando e preservando a cultura local. De forma envolvente, brincante, com canções e recheada de ludicidade Alicce Oliveira, convidará aos participantes a realizarem esta viagem ao mundo imaginário das nossas histórias. O espetáculo foi inspirado nos livros “Lendas de Mato Grosso’ de Dunga Rodrigues e “Bugrinho: Que menino é esse?” da escritora Daniela Freire.
 
*Troca de livros e brinquedos
Das 9 às 11h
 
Já leu! Já brincou! Vamos trocar?
O Ninho Infantil convida crianças e famílias a trocarem livros e brinquedos já utilizados e que estejam em bom estado e possam divertir outras crianças.
A experiência de troca pode ser bem divertida e uma ferramenta para estimular a leitura e proporcionar intercâmbio entre as crianças.
Regrinhas: As trocas são livres: deixa-se um item na banca com direito a levar outro, ou troca-se entre crianças.
 
* RG Dicke
Das 9 às 18h
Stand para divulgação do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Cultura e Literatura de Mato Grosso (RG Dicke), no âmbito do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT) e conversas literárias com pesquisadores e escritores.
Divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT).
 
*Bate-Papo sobre quadrinhos com o desenhista Ric Milk
Horário: 15h
Venda de suas publicações autografadas: Destino Oeste, Turma do Mato e Gorjeta.
Bate-papo descontraído sobre o mercado editorial de HQs.
 
* Performance "Caricatura Viva" - Luis Segadas
Das 16 às 22h
Produção de caricaturas ao vivo.
Valor: 30,00
 
* Apresentação do Coral de Libras Sonata das Mãos
Horário: 16h
Sonata das Mãos é um grupo formado de alunos do 2º ao 9º ano do SesiEscola criado a partir da Oficina de Libras. O grupo realiza interpretações de músicas em Libras - Língua Brasileira de Sinais, informando aos ouvintes sobre a cultura dos surdos e o respeito à essa cultura, é ponte para inclusão do aluno deficiente auditivo.
 
*Apresentação Orquestra Jovem Som do Pantanal
Às 17h
Orquestra jovem formada por vinte e duas crianças que apresentarão um repertório em comemoração ao aniversário de Cuiabá, sob a regência de Joãozinho do Cavaco.
 
*Intervenções Poéticas - Parceria Confraria da Poesia
Às 17h30
Ao longo do dia poetas, escritores e atores e amantes da literatura e poesia realizam leituras poéticas e/ou declamação de poesias e contos.
 
* Lançamento do novo site da Casa Silva Freire
Às 18h30
Será lançado o novo projeto web da Casa Silva Freire desenvolvido pela Sitevip Internet. O site www.casasilvafreire.org.br disponibilizará ao usuário informações, documentos, imagens, vídeos, artigos sobre a vida e obra de Silva Freire e as ações desenvolvidas pela Casa Silva Freire desde 2008 quando iniciou a movimentação em torno de sua fundação.
 
* Cine Silva Freire
A partir das 19h
Projeção de documentários que retratam o tema da literatura e patrimônio material e imaterial.
Programação:
- Horário Obrigatório da Poesia - Luiz Marchetti
- Fração - Joel Leão
- Ivens Cuiabano Scaff - O Poeta bem comportado - João Menteufeul
- O Centro Histórico de Cuiabá e suas ruas e muitos lugares - Francisco de Assis Pereira de Araújo e Lucia de Fátima Lobato Ferreira.
- Por um Olhar de Azul - GPPIN - Grupo de Pesquisa em Psicologia Infantil - Direção Geral Daniela Freire 
 
No Bendito Mercado
 
Das 9 às 22h
Mostra e comercialização de objetos de arte, artesanato e moda
Artistas participantes
Adir Sodré (artes plásticas)
Anderson Moura (esculturas em papel marche)
André Gorayeb (ilustrações)
Bendito Ateliê (arte e artesanato)
Benedito Nunes (esculturas de lata)
Boneco de Osso (acessórios e camisetas)
Capucine Piccicaroli (artes plásticas)
Carmim (acessórios e confecção)
João Sebastião (artes plásticas)
Garimpo Brechó (brecho de roupas femininas e masculinas)
Gonçalo Arruda (artista plástico)
Hugo Alberto (ilustrações)
Paulo Pires (esculturas)
Rita Duarte (telas)
Ruth Albernaz (telas)
Studio F2 (confecção de roupas femininas)
Studio Rai Reis (fotografia)
Vermelho (Xilogravura)
Vitória Basaia (desenhos em papel e telas)
Zeilton Matos (telas)
Participação: Dj Fancysco (música/vinil)
 
No Gran Bazar PAC
 
Das 8 às 10h
Café da manhã cuiabano aromatizado com leitura, interação artística, moda e arte.
 
Das 12 às 14h
Almoço regado a bom som, conversas distraídas e olhares a curiosos. Detalhe do tinto de verano para um refresh da tarde.
 
Das 18 às 00h30
Show com Os Imitáveis (gratuito) e Tudo Junto e Misturado com Henrique Maluf Trio. Bossa Nova, jazz, blues, salsa, Black Music, cerveja gelada, Drinks e descontração (Entrada R$ 15,00)
 
 

Fonte: Fruthus Comunicação

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet