Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Atividades para crianças são oferecidas em evento cultural

08/09/2015 às 09:53

 
A partir desta quarta-feira (09) estudantes do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas, poderão participar da ação “UFMT das Crianças: Percursos com Wladimir Dias-Pino”, que acontece no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) da UFMT, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
 
A iniciativa faz parte da programação do Circuito Cultural Setembro Freire, evento cultural realizado pela Casa Silva Freire em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil, e tem como objetivo aproximar e incentivar os jovens a conhecer as memórias sociais de Cuiabá através das obras do poeta e artista gráfico homenageado desta edição, Wlademir Dias-Pino. Dentro da proposta as crianças farão um tour pela universidade e serão apresentadas às obras criadas por Dias-Pino espalhas pelo campus; além de participarem da exposição "Cuiabá Experimental", onde o artista começa no mesmo dia a expor o poema "A AVE".
 
De acordo com a coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância, da UFMT, Daniela Silva Freire, a instituição é pouco representada e conhecida pelas crianças. "As crianças, tanto de escolas particulares quanto públicas, têm a tendência de dar um significado à sua cidade a partir de lugares que frequentam, geralmente são privados, como os shoppings. Queremos mostrar a importância de uma universidade dentro de uma sociedade. Qual a função social de um espaço público como este (a UFMT), e faremos isso começando pelos ícones que existem no campus criados por Wladimir Dias-Pino, estimulando, assim, a interação delas com as obras, além dos poemas visuais que estarão espalhados pela instituição", explica a coordenadora.
 
O percurso da visita seguirá da seguinte forma: inicialmente os alunos conhecerão a escultura da entrada principal da universidade, seguindo para a obra em frente ao teatro, a logomarca da UFMT, na praça em frente ao Restaurante Universitário e finalizando no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP). Após a realização da rota as crianças serão convidadas a visitar e interagir com a exposição “Cuiabá Experimental”, que traz 1350 imagens feitas por Dias-Pino.
 
Serviço
Escolas que queiram levar seus alunos para conhecer e participarem das oficinas devem fazer agendamento pelo telefone (65) 3615-8448.
 
Parcerias intensas e programação
 
O Setembro Freire é realizado em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência.
 
Patrocinam a ação cultural a Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva. O apoio cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Seduc; Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte e Yod Comunicação.
 
Todas as atividades que compõem o Setembro Freire podem ser conferidas no site www.casasilvafreire.org.br

 

Fonte: Assessoria CSF com YOD Comunicação - Autoria deste release - Patrícia Sampaio – YOD Comunicação

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet