Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Emoção e poesia derramadas na abertura da exposição Cuiabá Experimental

09/09/2015 às 08:34


A abertura da exposição “Cuiabá Experimental”, ocorrida na noite do último dia 8, foi marcada por emoções. Para prestigiar tão importante evento fizeram questão de vir à Cuiabá curadores de importantes instituições nacionais como a OI Futuro e o Museu de Arte do Rio de Janeiro e professores que são profundos conhecedores da obra em franca produção aos quase 90 anos do poeta e artista gráfico, Wlademir Dias-Pino. Por ser um dos fundadores do movimento Intensivista no fim da década de 40, juntamente com o poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire, o artista foi escolhido como homenageado da quarta edição do Circuito Cultural Setembro Freire, cuja programação abriga a citada exposição. A realização é da Casa Silva Freire em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil.
 
A diretora da Casa Silva Freire, Larissa Freire, em seu discurso de abertura lembrou de todo o processo que foi para que a entidade pudesse oferecer este momento de reencontro entre a sociedade mato-grossense e a arte de WDP, poeta que morou em Cuiabá quando pequeno e foi grande parceiro de Silva Freire e que atualmente reside no Rio de Janeiro. “Não por acaso escolhemos a Universidade Federal de Mato Grosso e o Museu de Arte e Cultura Popular para sediar a exposição Cuiabá Experimental nesta que é a 4ª edição do Setembro Freire. Mas, não poderia eu imaginar, sem antes desejar, que há um ano de nossa visita à exposição “A experiência da arte”, de curadoria do Evandro Salles, no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, estaríamos expondo A AVE em Cuiabá. Certamente, um marco que já passava da hora de se ver por aqui”, lembrou.
 
E prosseguiu se remetendo a um trecho de um Boletim Diário do Projeto Cinco e Meia (na Biblioteca), deste Museu, realizado em 1984 por Wlademir Dias-Pino e Clóvis Matos, que diz: “Somos dos que acreditam na latência da Amazônia como continuidade da latinidade reconhecida nos dias de hoje e, como próximo-futuro do pensamento artístico das Américas, é que nos dá maior responsabilidade de conhecer, embora de forma bastante apressada, o já feito na Humanidade para que, antropofagicamente, e sem medo de contágios colonizadores, criarmos uma consciência firme do novo, do “daqui pra frente” na criação amazônica”.
 
“Este é um momento de agradecimentos a todo o grupo que compõe a produção deste Setembro Freire e gostaria de fazê-lo, de modo especial, em nome de nossa produtora cultural e diretora da Casa Silva Freire, Keiko Okamura. Deixo também nosso reconhecimento pelo trabalho de Octavio Domingos, Wlademir Mota e Rafael responsáveis pelo tratamento das imagens e montagem da exposição. E ao trabalho inaugural da Gráfica Print que aceitou o desafio desta experiência”, destacou.
 
E encerrou citando Marguerite Yourcenar que diz: “O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos”. Assim convidou a todos para aguçar esse olhar e deixar afetar por meio do olhar de Wlademir Dias-Pino até o próximo dia 31 de outubro quando se encerra o evento.
 
Fizeram falas também os curadores de obras de Dias-Pino: Evandro Salles e Adolfo Montejo e a curadora desta exposição, Regina Pouchain, que lança, no próximo dia 11, às 18h30 na UFMT, dentro do evento o livro “Provenientes do Azul”. Outro que teve a oportunidade de falar, lembrando a importância do movimento criado por Dias-Pino em Cuiabá, o Intensivismo, foi o ex-deputado Alexandre Cesar, propositor da Lei do Intensivismo, aprovada em 2009 pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A secretária-adjunta da Secel, Regiane Berchieli agradeceu a oportunidade de o Governo do Estado poder prestigiar um artista como WDP e disse que o governador Pedro Taques está muito feliz em contribuir na oferta deste presente à população.
 
Curadores analisam a volta
 
Evandro falou sobre o fato de Mato Grosso ser a origem do Intensivismo e a oportunidade de trazer este movimento de volta ao universo ao qual ele sempre se remete. “Wlademir é um poeta ‘usina’. Isso porque alimenta décadas e décadas de criação de vários outros poetas. Não é um poeta que, simplesmente, escreve. Ele cria sistemas de leitura e de linguagem. Por isso é uma ‘usina’. Porque alimenta diversos planos do universo da língua conseguindo unificar sua obra a várias outras como o grafismo, a escultura, a arquitetura e a poesia. É uma obra total!”, relatou.
 
Já Adolfo fez questão de chamar a atenção para a relação de interlocução profunda na obra de Dias-Pino de forma que, ao pesquisar sua obra ela sempre acaba recebendo novos olhares. No tocante à volta de sua arte ao Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT ele afirma que isso é algo muito simbólico já que ele trabalhou na criação do local. “Cuiabá existe como reverberação em vários lugares fora de seu território uma vez que as obras de Dias-Pino estão em vários locais fora de Mato Grosso e a exposição na UFMT é um casamento muito simbólico para todos, sobretudo a UFMT”, avaliou.
 
Parcerias intensas e programação
 
O SF é realizado também em parceria com Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência. Patrocinam a ação cultural a Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva. O apoio cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Seduc; Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte e Yod Comunicação.
 
Todas as atividades que compõem o Setembro Freire podem ser conferidas no site www.casasilvafreire.org.br.
 

Fonte: Adriana Nascimento - Fruthus Comunicação

Setembro Freire - Emoção e poesia derramadas na abertura da exposição Cuiabá Experimental
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet