Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

​SF 2015 - Chove Freire, floresce Dias-Pino

11/09/2015 às 10:01


No início da semana choveu em Cuiabá. As plantas ficaram molhadas, o ar respirado ficou mais úmido e uma breve trégua com o calor habitual foram logo sentidos por cada cuiabano. Como se sabe, no primeiro dia a chuva é o mais bruto. Lava o então céu empoeirado. Tal qual uma menstruação que limpa o útero, para um novo ciclo de fertilidade. A seca deixa lugar a uma fruta bem doce e fresca.
 
Não, não choveu depois como sabemos. Mas como uma maneira de compensação divina, quem sabe, duas flores desabrocharam no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT. A primeira (Exposição Cuiabá Experimental) mira ao sul, na galeria do MACP, um dia após a chuva, à noite e no mesmo dia do nascimento da (virgem) Maria, 8 de setembro. A segunda (Seminário Poéticas de Vanguardas) é voltada ao norte, face a face a anterior, no auditório ao lado e no dia seguinte, 9 de setembro. “A ideia é unir os planos artísticos e acadêmicos”, esclarece a jardineira da primeira flor, (Doutoranda e Diretora da Casa Silva Freire) Larissa Freire.
 
Um homenageado comum: Wlademir Dias-Pino. Um mesmo “padrinho espiritual” (talvez fosse ele que gentilmente solicitou a chuva), Silva Freire. Uma só respiração. “A ideia deste seminário é reunir em Cuiabá o que há de melhor em pensamento, proposição e produção dentre os intelectuais brasileiros nas áreas de Artes e Mídias. Tudo centralizado na figura de Wlademir Dias-Pino”, explica o jardineiro da segunda flor e professor (pós-Doutor), Mário Cezar Silva Leite.
 
Foram conferencistas no primeiro dia, Gilberto Mendonça Teles (PUC-RJ), Alckmar Luis dos Santos (UFSC), Ludmila de Lima Brandão (UFMT), Fernando Stratico (UEL), Isaac Newton Ramos (Unemat), PauloStorace Rota (Instituto Ayrton Senna) e Daniela Freire Andrade (UFMT/ GPPIN).
 
Já no segundo, Célio da Cunha (PUC-BSB)/UNESCO), Antonio Miranda (UNB/ Bliblioteca Nacional), Maria Adélia Menegazzo (UFMS), Roberto Victório (UFMT), Mauren Pavão Przybylski (PNPD-CAPES/UNEB), José Carlos Leite (UFMT/ ECCO).
 
Conversas Literárias
 
No Museu de Arte de Mato Grosso, de noite, os escritores Juliano Lobato, Lucinda Persona,Aclyse de Mattos, Rodrigo Britto e Joe Salles estiveram presentes para bater um papo descontraído com o público presente. Igualmente o fizeram no dia seguinte, Gabriel de Mattos, Ivens Scaff, Allan Borges, Eduardo Ferreira, Lorenzo Falcão e Wudson Marcelo.
 
Hoje (11 de setembro)
 
Nesta sexta-feira, estarão a mesa, Frederico Fernandes (UEL), sob o tema “A Condição Vanguardista ou Pensar a Práxis Vital em Dias Atuais”, Lúcio Agra (PUC-SP), com a conferência “Verbi-vocorpográfico”, Viviane Gelado (UFF) em "On Commence à Voler Les Nègres: vanguarda e cultura popular afrolatinoamericana” e Rogério Câmara (UNB/IDA) com a conferência intitulada “Poesia/poema: Wlademir Dias Pino”.
Ao final, ocorrerá com Wlademir Dias-Pino e Regina Pouchain o último Conversas Literárias do evento. Na ocasião, também, Pouchain lançará seu novo livro “Provenientes do Azul – Poemas/ Fotografias/ Aforismos”.
 
Confira toda a programação no site www.casasilvafreire.org.br

Fonte: Por Arildo Leal (colaborador da CSF)

​SF 2015 - Chove Freire, floresce Dias-Pino
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet