Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

PROGRAMAÇÃO DE SEXTA (11) DO SETEMBRO FREIRE

11/09/2015 às 10:27

 
Seminário Poéticas de Vanguardas, Resistências, Dissidências
Local: Auditório do Centro Cultural da UFMT
 
O Seminário reúne em Cuiabá pesquisadores, artistas multimídias e escritores para o debate sobre as artes de vanguarda no Brasil e no mundo contemporâneo. Destaca-se assim a homenagem a um dos principais artistas-poeta-multimídia da contemporaneidade, Wlademir Dias-Pino, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso. Serão realizadas conferências, mesas redondas, rodadas de conversas em torno da temática central do evento.
 
8h-9h – CONFERÊNCIA: “A Condição Vanguardista ou Pensar a Práxis Vital em Dias Atuais” - FREDERICO FERNANDES (UEL)
Coord. Cláudia Paes de Barros (UFMT/PPGEL)
9h - 9h20 - DEBATE
9h20 - 9h40 – INTERVALO
9h40 - 10h40 - CONFERÊNCIA: “Verbi-vocorpográfico” - LÚCIO AGRA (PUC-SP)
10h40 - 11h40 – CONFERÊNCIA: “Por Uma Poética Algorítmica na Obra de Rui Torres” - VINÍCIUS CARVALHO PEREIRA (UFMT/PPGEL)
Coord. Maria Thereza Azevedo (UFMT-ECCO)
11h40 - 12h - DEBATE
12h -14h - ALMOÇO
14h - 15h - CONFERÊNCIA: "On Commence à Voler Les Nègres: vanguarda e cultura popular afrolatinoamericana"
VIVIANA GELADO (UFF)
Coord. Cristina Alvarés Filipich (UFMT/ECCO-RG DICKE)
15h-15h20 – DEBATE
15h20 - 15h30 - INTERVALO
15h30 – 16h30 – CONFERÊNCIA: Poesia/poema: Wlademir Dias-Pino – Rogério Câmara (UNB/ IDA)
Coord. Maurília Valderez Amaral
16h30 – 16h50 - DEBATE
17h
CONVERSAS LITERÁRIAS - WLADEMIR DIAS-PINO e REGINA POUCHAIN
Coord. Larissa Silva Freire Spinelli / Cristina Campos
 
Realização: Grupo de Estudos em Cultura e Literatura de Mato Grosso - RG DICKE (CNPQ-UFMT); Rede Centro-Oeste de Pesquisa e Ensino em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas (REDE CO3); Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV-UFMT); Casa de Cultura Silva Freire.
 
Lançamento do Livro “Provenientes do Azul” de Regina Pouchain
Local: Auditório Centro Cultural da UFMT
Horário: 18h30
Trata-se da reflexão sobre a experiência vivida e pensada por um lado, e por outro, de um olhar sobre o mundo, escrito de forma sintética e aforística, tendo em vista a eliminação de fronteiras entre gêneros artísticos, de acordo com os conceitos do Poema//Processo, ou seja, considerando aqui, o entrelaçamento da filosofia, poesia e poema.  Aqui o poema sendo entendido como as fotografias propriamente ditas apresentadas no livro. Não se trata de um livro especificamente de filosofia, mas que contém filosofia e o mesmo se pode dizer da poesia. Talvez se possa designá-lo de filopoemas, mas não em sentido rigoroso do termo. É possível, outrossim, o diálogo entre imagem e texto, mas não foi escrito necessariamente com essa intencionalidade, dependendo, a relação entre imagem e texto das possibilidades de leituras diversificadas.
 
Realização: RG Dicke e Casa de Cultura Silva Freire
 
UFMT das Crianças: Percursos com Wladimir Dias-Pino
Local: Museu de Arte e Cultura Popular (MACP)
Público alvo: alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas com agendamento escolar
A oficina Percursos com WDP propõe promover à relação da criança com a UFMT, considerando lugar como o espaço significado pelo usuário marcado por afetos e histórias de vida. No contexto da história do lugar destaca-se a aproximação das crianças com a narrativa que apresenta Wlademir Dias-Pino, artista dedicado a significação da UFMT no exercício da representação icônica e para além, artista visual que com o poema Ave inaugura linguagens poéticas que serão apresentadas às crianças.
Realização: Grupo de Psicologia em Psicologia da Infância (GPPIN/UFMT). Coordenação: Daniela da Silva Freire Andrade, Daniela Aparecida Zanetti e Sandra Regina Geiss Lorensini.
 
Setembro Freire no MA-MT – Museu de Arte de Mato Grosso
Mostras “Cuiabá Experimental”  e “Aesthesis”
Visitação:
“Cuiabá experimental” – até 29 de novembro
 “Aesthesis” – até 4 de outubro
Dias/Horário: de terça a domingo das 9h às 17h
No jardim do MA – MT estarão expostos sete painéis de Wlademir Dias-Pino como índice da visualidade da exposição pública. Na parte interna/térrea do MA-MT a exposição de Carlos Batista reúne doze obras de duas séries, inspiradas em fragmentos de poemas de Silva Freire e no movimento Intensivista. A mostra apresenta uma explosão de significados encontradas na literatura intensivista, apresentadas por experiências e energia criadora do artista que estão impulsionadas pela “Aesthesis” expressadas na liberdade individual. 
 
Setembro Freire 2015 no Museu Histórico de Mato Grosso
Data: 11 a 18 de setembro
Horário da Mostra de Poesias: das 08 às 18h
Local: Praça da República / Museu Histórico de Mato Grosso
Mostra de Poesias de estudantes da Escola Municipal Darcy Ribeiro  e da Escola CEADA - Centro de Atendimento ao Deficiente Auditivo, produzidos pelos alunos (as)  após oficinas ministradas por Larissa Freire,  com o tema: A POESIA VAI À ESCOLA, baseadas nas obras de Silva Freire em parceria com Wlademir Dias-Pino expostos em varal ou cordel.
 
Mostra da exposição “Cuiabá Experimental”
Na Praça da República estarão expostos três painéis de Wlademir Dias-Pino como índice da visualidade da exposição pública.
 
Intervenção em grafite “Asneira pra besteira” e “À frente dos grafiteiros do mundo”.
O grafiteiro Babu 78 faz uma leitura/intervenção dos textos “Asneira pra besteira” e “À frente dos grafiteiros do mundo”, do livro Trilogia Cuiabana, volume 2, de Silva Freire nos banheiros do Museu Histórico de Mato Grosso.
Horário de visitação: das 09 às 18h
Local: Banheiro masculino e feminino do Museu Histórico de Mato Grosso.
 
Realização: Museu Histórico de Mato Grosso
 
Peça Bugrinho
Local: Café e Artes - Praça da República / Museu Histórico
Horário: 20h
Apresentação da peça Bugrinho pela Cia de Teatro Cena Onze, baseada na obra Trilogia Cuiabana, de Silva Freire. Trata-se de uma peça de teatro, interpretada por atores e atrizes do grupo de teatro que retrata a infância e a juventude de Freire, as brincadeiras de crianças, as críticas sociais, o lado cômico do povo cuiabano e as andanças do poeta pelos bares, pelas noites cuiabanas, onde ele criava seus poemas e discursos e era seguido por seus alunos (discípulos), dentre eles o diretor do Cena Onze, Flávio Ferreira.
 
Realização: Museu Histórico de Mato Grosso e Cia Teatro Cena Onze.
 
 
Confira toda a programação no site www.casasilvafreire.org.br

Fonte: Assessoria CSF

 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet