Casa Silva Freire

- esta casa é sua, vem morando...

                          ouça minha alegria musical

(SILVA FREIRE, Trilogia cuiabana, vol.1, p.29, 1991)

Notícias

Setembro Freire - Poesias de Silva Freire serão apresentadas em performance no Overdoze

25/09/2015 às 11:05


O Circuito Cultural Setembro Freire continua com exposições pela cidade (MACP, MAMT e Museu Histórico) mas, neste sábado (26), convida à população para prestigiar a programação do evento Overdoze, promovido pelo Sesc Arsenal que, como forma de render homenagem ao poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire no mês de seu aniversário, inseriu a performance Corpoema, baseada em poemas do autor. A performance será realizada às 22h30, no Salão Social do Sesc Arsenal com entrada gratuita.
 
Corpoema é uma performance/intercâmbio entre o poeta Bobby Baq (SP) e a artista Thereza Helena (MT). Nele a dupla investiga o hibridismo das linguagens entre dança, performance, música e poesia através da obra do poeta Silva Freire. Farão o público refletir: E se as palavras dançassem? E se o poema movesse? E se a voz cantasse o poeta e o corpo surfasse o poema?
 
Bobby Baq tem 23 anos, é paulistano. Autor dos livros: “suspensivos”, “Eu findo mundo” e “O ano em que as coisas falaram- 365 microcontos”. Misturando as linguagens de poesia oral e dança desenvolveu o experimento cênico “PARTIR - work in progress” em intercâmbio artístico com a bailarina argentina Valeria Primost. “Campeinho” do “menor slam do mundo- 2013” e por isso finalista no “slam SP- 2013”. Formado em Comunicação Social e pós-graduando em roteiro pela Escola Superior de Artes Célia Helena.
 
SF 2015
 
Além desta atividade o Setembro Freire continua suas ações na área pedagógica cultural com o agendamento de escolas para fazerem o percurso de obras do poeta e artista gráfico homenageado desta edição, Wlademir Dias-Pino, na UFMT. Basta procurar os monitores que estão no local e que também apresentam aos visitantes a exposição de Dias-Pino “Cuiabá Experimental, que segue no Centro Cultural da UFMT até dia 31 de outubro. Índices de sua visualidade poética também podem ser vistos por toda a Capital sobretudo, nos Museus de Arte e Histórico de Mato Grosso. Todos estarão abertos neste sábado.
 
Parcerias
 
O SF é realizado pela Casa Silva Freire em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil; Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência. Patrocinam a ação cultural a Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva. O apoio cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Seduc; Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte e Yod Comunicação.
 
Todas as atividades que compõem o Setembro Freire podem ser conferidas no site www.casasilvafreire.org.br.
 

Fonte: Adriana Nascimento - Assessoria CSF

Setembro Freire - Poesias de Silva Freire serão apresentadas em performance no Overdoze
 
Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Norte - Cep 78.005-150 - Cuiabá - MT
(65) 981273268 - contato@casasilvafreire.org.br
Sitevip Internet